Começou esta semana o treinamento dos funcionários do DNIT que atuam na área de medição dos contratos. Eles passarão a trabalhar de forma integrada com o BEM – Boletim Eletrônico de Medição, que contará com procedimentos seguros realizados eletronicamente e é coordenado pela Assessoria de Gestão Estratégica, vinculada à Diretoria-Geral desta autarquia.

Ao todo serão treinadas cerca de 150 pessoas que atuam na área de medição, incluindo funcionários do DNIT de todas as regiões do país, engenheiros representantes das supervisoras e fiscais de contratos. O objetivo é a adaptação ao novo sistema que será implantado pelo SERPRO, em fase experimental, no fim do próximo mês.

O coordenador do projeto, Alexandre Laval Silva, explica que se trata de um projeto inovador que tem o intuito de otimizar e proporcionar total transparência ao processo de medição dos serviços de engenharia executados pelas empresas contratadas pelo DNIT. A nova sistemática reduzirá o número de agentes responsáveis e o tempo para efetivação do pagamento dos serviços, eliminando a circulação de papéis e criação de processos burocráticos. Representa um marco na administração da Autarquia, pois indica a mudança de uma gestão baseada no papel e assinaturas desnecessárias para uma gestão informatizada, mais ágil e mais transparente.

O BEM irá contemplar, inicialmente, 107 empreendimentos prioritários, integrantes do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, todos na área de construção do modal rodoviário. Eles correspondem a 70% das obras do PAC, o que significa investimentos de aproximadamente R$ 14 bilhões.

A lista inclui a duplicação da BR-060/GO; a construção e adequação de trecho da BR-153, no mesmo estado; a duplicação da BR-101 nas regiões Nordeste e Sul; a pavimentação da BR-230 e da BR-163, no Pará, além da construção de trechos da BR-365/MG.