A obra na BR-135/MA foi e continua sendo uma das prioridades do DNIT. A revogação do edital de licitação, publicada no Diário Oficial da União em 28/09/2011, teve por objetivo fazer as necessárias e indispensáveis adequações no projeto de engenharia, sem as quais, seguramente, haveria impacto negativo nos custos e prazo das obras.

Foram detectados, pelos técnicos do DNIT, insuficiências nos estudos geotécnicos e problemas na concepção de Obras de Arte Especiais (pontes e viadutos rodoviários) que redundariam em um empreendimento mais demorado e de maior custo. Na fase em que se encontrava a licitação, era impossível efetuar a revisão do projeto, o que tornou a revogação do edital a opção mais responsável. A determinação de revisão imediata do projeto não impacta o prazo final do empreendimento, uma vez que no primeiro semestre de 2012 seria inviável a execução de obras devido às chuvas na região. Durante este período, o DNIT poderá fazer as alterações necessárias no projeto de engenharia.

Estas questões foram transmitidas ao Secretário de Infraestrutura do Maranhão, Max Barros, em reunião realizada em Brasília nesta quinta-feira (13/10), na qual ficaram acertadas questões técnicas e o lançamento de um novo edital de licitação das obras, de modo que seja possível emitir a Ordem de Serviço ainda em junho de 2012.

A duplicação da BR-135 no Maranhão terá tratamento prioritário no DNIT e será piloto para a implantação do novo Sistema de Acompanhamento de Projetos que terá por objetivo a redução dos prazos de análise e aprovação de cada componente do projeto.