Desde junho do ano passado, o DNIT executa obras de recuperação e implantação de acostamentos em 284 quilômetros da BR 262, que passa pelas cidades cidades sul-mato-grossenses de Anastácio, Miranda e Corumbá, região cercada pelo Pantanal.

Para preservar a riqueza nativa da flora e da fauna durante o empreendimento, o Órgão executa 15 programas ambientais, paralelos às obras, sendo um deles responsável por integrar toda a comunidade no processo: o Programa de Comunicação Social.

O principal objetivo da iniciativa é garantir que usuários da rodovia, operários da obra, escolas, comunidades lindeiras e as administrações públicas envolvidas estejam a par e possam participar dos demais programas ambientais que acompanham o empreendimento até sua conclusão, em julho de 2012.

Entre eles estão os programas de Educação Ambiental, de Monitoramento de Atropelamento de Fauna, de Monitoramento de Qualidade da Água e de Supervisão Ambiental da Obra.

Além de informar sobre o andamento de cada ação, a idéia é difundir conhecimentos acerca da biodiversidade do Pantanal, dos problemas relativos ao lixo e mostrar à comunidade os altos índices de atropelamento de animais na rodovia (link: www.br262.com.br/2012/01/biologa-explica-monitoramento-de.html), que envolvem, inclusive, espécies ameaçadas de extinção, e dessa forma, estimular a participação ativa da população no cuidado com a natureza.

O Programa é executado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI). A Universidade é parceira da Coordenação Geral de Meio Ambiente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (CGMAB-DNIT), responsável pela obra.

Campanha de conscientização ambiental ganha jingle e CD

Entre 9 e 15 de janeiro, as professoras da UFPR, Regiane Ribeiro e Dulce Fernandes, passaram pelas três cidades envolvidas na obra para dar início à Campanha de Conscientização Ambiental (link: www.br262.com.br/2012/01/professoras-apresentam-programa-de.html). As professoras foram a Prefeituras, Secretarias Municipais, Institutos de Meio Ambiente e comunidades, além de diversas mídias parceiras. Fernandes, que coordena o Programa de Comunicação Social, acredita que a visita a Corumbá, Miranda e Anastácio fortaleceu a Campanha.

A primeira ação contou com a ajuda das rádios locais, que veiculam desde o início do mês o jingle da Campanha. O coro cita o slogan do Programa: BR 262. Faço parte deste caminho.

Além disso, a Campanha conta com um CD completo, com 12 músicas temáticas, que também já estão na programação dos principais veículos locais de comunicação. A produção envolve ritmos comuns à região, como a guarânia e o sertanejo.Ouça todas as faixas do CD no link: www.br262.com.br/p/campanha-de-conscientizacao-ambiental.html