Estrutura na ERS-413 terá capacidade ampliada e permitirá trânsito nos dois sentidos

O governo do Estado, através da Secretaria dos Transportes e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), entregará, nos próximos meses, uma das obras mais aguardadas pela população do Vale do Taquari. A duplicação da ponte sobre o Arroio Saraquá, que liga os municípios de Lajeado e Santa Clara do Sul, já está com 40 por cento do cronograma cumprido.

“Juntamente com o Daer, buscamos os recursos e as condições técnicas necessárias para tornar realidade este grande anseio da comunidade”, afirma o Secretário dos Transportes, Pedro Westphalen. “Com apenas um mês de trabalho intenso, é notável a evolução da obra e estamos confiantes em poder inaugurá-la o mais breve possível.”

Nas condições atuais, a ponte – localizada no quilômetro 1,3 da ERS-413 – comporta a passagem de apenas um veículo por vez. Com a duplicação, a estrutura terá 30 metros de extensão e 5,10 metros de largura, com o limite máximo de peso ampliado para 45 toneladas. Conforme o diretor-geral do Daer, Rogério Uberti, as obras devem contribuir para o desenvolvimento dos municípios do Vale do Taquari. “Esta é uma importante ligação entre Lajeado e Santa Clara do Sul, que também beneficiará a população de Sério e do interior de Venâncio Aires. São regiões que estão apresentando um grande crescimento populacional e econômico”, destaca o dirigente.

O investimento é de aproximadamente R$ 1 milhão, proveniente de recursos da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide). “Em tempos de grandes desafios como este que o Estado enfrenta, precisamos fazer escolhas. Por isso, a comunidade está de parabéns, e nós muito felizes, por ter essa importante obra incluída entre as prioridades do governo Sartori”, completa Westphalen.

Para a elaboração do projeto, o Daer contou com o apoio da prefeitura de Lajeado. “Sentimos a necessidade desta obra há muitos anos, pois há um crescimento notável na região, tanto de empresas quanto de moradores”, conta o diretor municipal de Captação de Recursos de Projetos Especiais, Isidoro Fornari. “Estamos muito contentes com o inicio dos serviços e o ritmo dos serviços”, comemora.

Fonte: ASCOM