Uma série de obras será iniciada este ano em rodovias federais que cortam o território fluminense e são importantes para o crescimento econômico do Estado do Rio. O anúncio foi feito pelo vice-governador e coordenador de Infraestrutura, Luiz Fernando Pezão, nesta quinta-feira (25/4), em Casimiro de Abreu, na Região das Baixadas Litorâneas, durante o ato de início da duplicação do trecho de 70,9 quilômetros da BR-101 Norte, entre este município e Rio Bonito.


“Além do início desta obra importantíssima aqui, outras tão essenciais para o desenvolvimento do estado vão sair do papel este ano, como a duplicação da pista da Via Dutra na Serra das Araras, a ligação da Ponte Rio-Niterói com a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, e a duplicação da pista da BR-040 entre Duque Caxias e Petrópolis”, afirmou Pezão.

Os investimentos que serão feitos nessas estradas ultrapassam R$ 4 bilhões, segundo o vice-governador. A diretora da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Natália Marcassa, disse que a agência já autorizou o início das obras na BR-040 na altura do trevo de interseção com o futuro Arco Metropolitano, em Duque de Caxias.

“Em relação à Serra das Araras e à ligação da Ponte Rio-Niterói com a Linha Vermelha, a negociação da ANTT com as concessionárias está em estágio avançado. Nossa expectativa é de possamos iniciar essas obras ainda este ano”, disse a diretora, que estava acompanhada do presidente da agência, Jorge Passos.

Na duplicação da BR-101 Norte, iniciada hoje, a concessionária irá investir R$ 320 milhões. As obras começaram no km 194,2, próximo ao trevo de acesso ao distrito de Rio Dourado, em Casimiro de Abreu, e avançarão em direção a Rio Bonito nos próximos dois anos. O projeto contempla a execução de uma nova pista, em paralelo à existente, com duas faixas de rolamento para cada sentido, mais acostamentos e sinalização horizontal e vertical. As obras vão gerar em torno de 400 empregos diretos. Esta obra é a mais importante do contrato de concessão firmado entre a concessionária e a ANTT.

Embora aguardada há décadas, porque esta estrada tem um histórico de muitos acidentes automobilísticos, começar a obra não foi fácil. Segundo o vice-governador, por atravessar o Parque Nacional de Poço das Antas, habitat do mico-leão-dourado, ameaçado de extinção, e de uma rica área de Mata Atlântica, a concessionária só conseguiu a licença ambiental junto ao Ibama depois de quase três anos de negociações. O Governo do Estado contribuiu para a obtenção dessa licença, como afirmou Pezão.

Outra dificuldade removida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Transportes, foi junto ao Ministério dos Transportes, para que o Programa de Exploração da Rodovia (PER) antecipasse o início da duplicação, como ressaltou o secretário de Transportes, Julio Lopes.

“Se fosse mantido o cronograma previsto na concessão, esta obra só seria feita a partir de 2023. Portanto, hoje é um dia de grande alegria para a população não só desta região, mas de todo o estado”, explicou o secretário.

Este é o segundo trecho da BR-101 a ser duplicado dentro do Estado do Rio. O primeiro com obras já em andamento fica entre Campos e Macaé, numa extensão de 42 quilômetros. O terceiro e último, entre Macaé e Casemiro de Abreu, está em fase de licenciamento ambiental. Serão duplicados ao todo 176,6 quilômetros (do Km 84,6, em Campos dos Goytacazes, ao Km 261,2, em Rio Bonito). A parte da BR-101 entre Rio Bonito e Niterói já está duplicado.

Com informações do Governo do Estado do Rio.