O Departamento de Estradas de Rodagem do Rio de Janeiro (DER-RJ) começará ainda este mês a estratégica obra na estrada Paraty-Cunha, que atravessa o Parque Nacional da Serra da Bocaina. Após décadas de muito empenho para sanar as questões legais relativas ao meio ambiente, o IBAMA concedeu a licença para o projeto, que prevê, entre outras coisas, a pavimentação e a sinalização de 9,4Km de via, contenção de encostas e construção de “zoopassagens” – corredores exclusivos para a circulação de animas. A previsão para o término do trecho em questão, que liga a RJ-165 até a SP-171, está numa estimativa de 18 meses de serviços ininterruptos.

A obra encurtará em duas horas o tempo de percurso entre as cidades, facilitando o tráfego da população e beneficiando a indústria pesqueira de Paraty, que poderá escoar com rapidez a produção até São Paulo. A estrada será importante ainda para o turismo na região, que conta com inúmeras belezas naturais. Outro ponto relevante no projeto é a capacidade da via atender à localidade como uma possível rota de fuga emergencial em caso de acidentes nucleares em Angra dos Reis.

A licença para a obra foi liberada após o DER se comprometer com itens, como por exemplo, o monitoramento de ruídos, a prevenção e o controle de processos erosivos, o controle de qualidade da água e a recuperação de áreas degradadas. O projeto foi desenhado com o objetivo de aumentar a segurança dos usuários e pedestres, além de observar o cuidado com a fauna, exemplificado pela construção das “zoopassagens”, que minimizam a possibilidade de atropelamento de animais da região.

Com um investimento calculado em 68 milhões de reais, a obra segue o conceito de Estrada-Parque, já implantado na Capelinha-Mauá, localizada na região do Médio Paraíba. A mesma contará ainda com o pavimento do tipo intertravado, considerado ecologicamente correto devido ao seu alto nível de permeabilidade. A tecnologia é ainda mais durável, de fácil manutenção, e proporciona maior segurança, uma vez que o composto é antiderrapante.

O trajeto entre as cidades de Paraty e Cunha fez parte da Estrada Real, construída entre os séculos XVII e XIX para escoar a produção de ouro e diamante de Minas Gerais para Portugal.