O Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ) está muito próximo de finalizar mais um importante projeto na Região Sul Fluminense. As obras de terraplenagem, pavimentação e contenção de encostas na RJ-137, no trecho que liga Conservatória, distrito de Valença, a Santa Rita do Jacutinga, na divisa do estado do Rio de Janeiro com Minas Gerais, estão na sua última etapa. De acordo com os técnicos responsáveis, cerca de 95% dos serviços programados já estão concluídos.

Para que os trabalhos transcorressem dentro do programado pelo órgão foram investidos aproximadamente R$ 68 milhões, autorizados e liberados pelo governador Sérgio Cabral. A expectativa é de que a obra possa ser totalmente entregue à população já na primeira quinzena de novembro.

Importante destacar que o órgão segue atuando com duas frentes de trabalho, operando simultaneamente na realização dos serviços: uma segue de Conservatória a Santa Isabel do Rio Preto, e outra, de Santa Isabel do Rio Preto até a Ponte do Zacarias, limite com a cidade mineira Santa Rita do Jacutinga. Nesse momento as equipes trabalham na execução dos serviços de pavimentação dos dois trechos, além da implantação de cortinas atirantadas em alguns trechos. Cerca de 70 empregos, diretos e indiretos, estão sendo gerados durante a realização dos trabalhos. O DER-RJ conta ainda com o apoio de um vasto maquinário, composto por: retro-escavadeiras, caminhões, tratores, escavadeiras hidráulicas, pás-mecânica e rolos-compressores.

A RJ-137, com uma extensão de 71,80 km, atravessa os municípios de Mendes, Barra do Piraí e Valença e faz ligação viária com Minas Gerais, além de servir como rota para o escoamento da produção agropecuária da região. Com o término dos serviços de implantação e pavimentação da rodovia, seus usuários ganharão mais conforto e segurança em suas viagens. Somado a isso, o DER-RJ espera que mais de 70 mil pessoas sejam diretamente beneficiadas com a finalização desta obra.