Os caminhos de quem passa pelas rodovias das regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba vão ficar mais próximos com as obras do programa Caminhos de Minas. Com as intervenções no entroncamento entre os municípios de Campina Verde e Itapagipe, por exemplo, a distância será reduzida em 154 km. Todas as obras serão licitadas até o final de agosto e iniciadas em novembro deste ano, com previsão de entrega para outubro de 2014. As pavimentações serão realizadas em 12 trechos, beneficiando 13 municípios e atingindo, diretamente, uma população de mais de um milhão de pessoas.

O gerente executivo da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), Mário Campos, acredita que as intervenções vão favorecer os produtores de cana-de- açúcar da região. “Os trechos nos municípios de Conceição das Alagoas, Frutal e Campina Verde, ficam próximos de usinas da região do Triângulo. Se tivermos o asfalto, o tráfego e o escoamento da produção vão melhorar. Isso vai favorecer a atividade econômica. Espero que as obras sejam realizadas o mais rápido possível”, ressaltou Campos.

O superintendente de política e economia Agrícola da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), João Ricardo Albanez, lembra que o Triângulo Mineiro é responsável por 59% da produção de cana, com 42,6 milhões de toneladas.

Já com relação à produção de grãos, o Triângulo Mineiro perdeu apenas para o Noroeste, na safra 2012. Foram 2,7 milhões de toneladas. A região do Alto Paranaíba aparece em terceiro lugar, com 2,6 milhões.

“Se, por um lado, a modernização da agricultura permitiu ganhos significativos de produtividade, é importante que a infraestrutura não se transforme num gargalo. Estradas pavimentadas, em boas condições de tráfego, especialmente no período chuvoso, são fundamentais para a cadeia produtiva do agronegócio, que vai muito além da porteira da fazenda. Engloba a produção, distribuição e comercialização, onde as condições de infraestrutura são fundamentais”, conclui Albanez.

O diretor do Sindicato Rural de Uberaba e produtor de leite do triângulo, Ma Tien Min, também comemora a iniciativa. “As obras do Caminhos de Minas vão beneficiar centenas de produtores que deixarão de ter prejuízos com o problema nas estradas. Muitas vezes a carga de leite deixa de ser entregue por causa de estradas intransitáveis ou a unidade receptora do leite recebe o leite do produtor depois de muito tempo que saiu da fazenda influenciando a qualidade do produto. E a situação piora na época da chuva”, disse o diretor.

Caminhos de Minas

Lançado pelo Governo de Minas no início de agosto, o programa Caminhos de Minas prevê a pavimentação de 73 trechos em todo o Estado, com 1,9 mil quilômetros de rodovias pavimentadas. A iniciativa, financiada pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS), vai beneficiar cerca de quatro milhões de pessoas, em 107 municípios mineiros. Ao todo, serão investidos R$ 3 bilhões e 200 milhões.

Confira os trechos

Triângulo Mineiro: Araguari-Entr. BR365. Campina Verde-Itapagipe. Conceição Alagoas (Entr. LMG427)-Capelinha Barreiro e Acesso Poncianos. Conceição Alagoas-Uberaba (Entr. BR050). Frutal (Entr. BR364)-Garimpo Bandeira. Frutal-Entr. Fazenda Boa Vista. Uberlândia (Contorno Sul).

Alto Paranaíba: Carmo Paranaíba (Entr. BR354)-Distrito Quintinos. Iraí Minas (Entr. LMG782)-Romaria (Entr. BR365). Patos Minas (Distrito Pindaíbas)-Entr. BR365. Perdizes (Entr. BR452)-Entr. BR262. Rio Paranaíba-Serra Salitre.