Dois esperados projetos para aliviar os congestionamentos na Baixada Santista serão executados pelo Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo: a ampliação da interseção das rodovias Cônego Domenico Rangoni (SP 55) e Anchieta (SP 160) e a construção de faixa adicional na Cônego. O anúncio foi feito pelo Governador Geraldo Alckmin, durante assinatura do projeto executivo para construção da ligação seca Santos-Guarujá.

Os cronogramas de ambos os projetos preveem o início das obras em outubro deste ano, após a conclusão dos processos de licenciamento ambiental. As obras têm duração prevista para 24 meses e beneficiam os 1,6 milhão de habitantes da Baixada Santista, além dos turistas que acessam o litoral.

Junto com a Ligação Seca Santos-Guarujá e a 5ª faixa no trecho de planalto da Imigrantes, já em andamento, as obras irão otimizar e dar fluidez ao acesso à Baixada Santista. Ganham os usuários de rodovia com viagens mais rápidas e mais seguras e a sociedade como um todo com a redução na emissão de poluentes em decorrência dos congestionamentos.

– Trevo de interseção Anchieta x Cônego – km 55 da Rodovia Anchieta

Um novo viaduto com quatro a cinco faixas de rolamento aumentará a fluidez do tráfego e irá melhorar o acesso ao Porto de Santos e aos municípios da Baixada. O viaduto terá 900 metros de extensão e a obra contempla ainda a reconstrução do viário. Além disso, será implantada uma faixa operacional, reversível para o tráfego sempre que necessário entre o km 270 e o km 274 da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP 55).

Com a ampliação da capacidade viária, serão eliminados os congestionamentos diários observados nessa interseção de grande importância para o transporte de cargas, por onde passam diariamente 100 mil veículos. Os investimentos somam R$ 175,5 milhões, que deverão gerar 400 empregos diretos e mil indiretos.

– Faixa adicional – Rodovia Cônego Domenico Rangoni

O projeto prevê a implantação de faixas adicionais no trecho do entroncamento com a Anchieta (km 270) até o Polo Industrial de Cubatão (km 262), para ampliar a capacidade da via, otimizando as viagens entre os terminais de carga do Porto de Santos e as indústrias e centros logísticos localizados ao longo do corredor. O trecho recebe diariamente 50 mil veículos.

Ao todo serão 16 quilômetros de 3ª faixa (oito por sentido) com investimento de R$ 153,2 milhões. Durante as obras serão gerados 200 empregos diretos e 600 indiretos. O projeto contempla, ainda, ciclovia e novas travessias para pedestres.

As obras serão executadas pela Concessionária Ecovias sob fiscalização e gerenciamento da Artesp.