Mais um acidente grave dom a empresa São Geraldo, desta vez um ônibus da empresa São Geraldo, com 31 passageiros e um motorista, que seguia da Bahia para o Rio de Janeiro capotou e caiu em uma ribanceira no quilômetro 249 da BR-101, na Serra, região Metropolitana de Vitória, por volta de 5h30 deste sábado (27).

 

Até as 12h, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) confirmou a morte de oito passageiros. A via continuou totalmente interditada, desde às 9h, para a remoção do veículo. Aparentemente a maioria dos passageiros não usavam cinto de segurança pois o motorista do ônibus teve apenas um corte na mão e se apresentou no posto da PRF, no mesmo município, bem próximo ao acidente.

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que dois hospitais receberam 23 feridos. Destes, 17 foram levados para o Hospital Jaime Santos Neves, na Serra, e seis, foram para o Hospital São Lucas, na capital do Espírito Santo. A Sesa ressaltou que quatro pacientes estão em estado grave.

Segundo a empresa, o ônibus fazia a linha Porto Seguro/Rio de Janeiro. O motorista do coletivo contou que, ao fazer uma curva encontrou um caminhão fazendo uma ultrapassagem indevida. Para não bater, ele jogou o ônibus para o acostamento. Ele não conseguiu parar e o veículo caiu em uma ribanceira de aproximadamente 40 metros de altura. Até o momento não há registro de que isso efetivamente tenha ocorrido e deve ser analisado pela perícia.

Um dos passageiros informou que havia várias pessoas no ônibus que estavam viajando para o Rio de Janeiro para trabalhar no Reveillon. A maioria como artesãos.

De acordo com a Viação São Geraldo, o ônibus saiu de Porto Seguro às 17h desta sexta-feira (26), com ao Rio de Janeiro. Com o acidente ocorreu as 5h30 , sendo o mesmo motoristas desde o início, é possível que ele tenha cochilado ao volante. Embora ainda não foi confirmado pela empresa se era o mesmo motorista. Inclusive, nesse caso, estaria em execesso de jornada, conforme prevê a Lei 12.619/12 que estabelece máximo de 8h com mais 2h extras.

Ainda não foram divulgados os nomes das vítimas pelo IML e a empresa aguarda essa informação.