A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) apreendeu dez ônibus na noite deste sábado (4) na Rodovia Anhanguera em Igarapava. Dos veículos, seis faziam transporte clandestino de passageiros e quatro não possuíam o seguro de responsabilidade civil – obrigatório para empresas que realizam o transporte de pessoas.

As apreensões aconteceram durante uma operação da ANTT que tem como objetivo fiscalizar as empresas que realizam fretamentos interestaduais. A ação, que conta com o apoio da Polícia Rodoviária, começou à meia noite do dia 1º de agosto e não tem data para terminar.

“A empresa que está clandestina ela usa rotas de fuga para desviar de postos de fiscalização, então temos equipes para interceptar esses veículos”, afirmou o coordenador substituto de fiscalização da ANTT de São Paulo João Paulo de Souza.

Os veículos apreendidos foram encaminhados para o pátio do Departamento de Estradas de Rodagens (DER) em Ituverava (SP). As empresas receberam autuações administrativas e multas que chegam a R$ 6 mil.

Desde o início da operação na região de Igarapava mais de 700 veículos, entre ônibus e caminhões, foram fiscalizados e 150 foram autuados por irregularidades. Ninguem foi preso.