Começa a 0h desta quinta-feira e vai até a meia-noite do domingo, a “Operação Natal”, desencadeada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Um dos objetivos da ação é dobrar a presença policial nos dias de maior movimento durante o feriado inibindo, principalmente, as imprudências ao volante. A investida terá como finalidade ainda, coibir o transporte de drogas e armas. A documentação dos veículos também será fiscalizada.

Além do uso de radares móveis, a fiscalização terá o apoio dos Assistentes Digitais – computadores de mão capazes de emitir autuações aos infratores em tempo real, além de realizar consultas às bases de veículos e de condutores em poucos segundos. Impressoras sem fio acompanham os equipamentos e o condutor recebe a notificação ainda no local.

O objetivo das tecnologias empregadas é o de manter a redução de mortes nas rodovias.

A fiscalização não será apenas aos condutores de veículos de passeio. Veículos de carga e ônibus serão alvo de fiscalização, principalmente pela responsabilidade dos condutores desses meios de transporte, que deve estar acima da cautela exigida de um condutor qualquer.
Para evitar acidentes graves, mais uma vez os radares móveis serão utilizados, principalmente nos dias de chuva. Qualquer imprudência realizada em pistas molhadas pode trazer consequências muito mais graves do que em pistas secas. Reduzir a velocidade, acender os faróis e aumentar a distância em relação ao veículo que trafega à frente são atos imprescindíveis em caso de chuva. Dirigir preventivamente é uma necessidade.

Etilômetros também serão empregados pela PRF. No verão, quando ocorrem geralmente pancadas de chuva, os motoristas devem tomar certos cuidados. Segundo a PRF no caso de pista molhada, a orientação é de que se reduza a velocidade.

A outra orientação é de que se dê preferência ao freio-motor e aumente a distância do veículo adiante. Sob chuva forte ou baixa visibilidade, não pare no acostamento.

Pátios de postos de combustível e estacionamentos públicos são as opções mais seguras nestas condições. Frear bruscamente com pista molhada provoca aquaplanagem (perda de aderência dos pneus com o pavimento).

A PRF também recomenda que ao utilizar os freios, cuidado com caminhões e ônibus atrás do seu veículo. Por serem mais pesados, percorrem distância maior até parar completamente. Atenção com deslizamentos e quedas de barreiras. Mantenha os limpadores de pára-brisa acionados e não fume no interior veículo para não embaçar os vidros. Acione os faróis baixos do veículo; não use lanternas e pisca-alerta em movimento. Faróis altos, somente quando não comprometer a segurança dos demais motoristas.
Previsão de tráfego