A Operação Safra é intensificada a partir desta semana na região Oeste do Estado. Nesta terça-feira (12), guardas portuários e agentes da Polícia Rodoviária Federal iniciaram a abordagem de caminhoneiros, em uma ação realizada parceria com a concessionária Ecocataratas, no quilômetro 580 da BR 277, a quatro quilômetros da entrada de Cascavel. Os transportadores recebem folderes e orientações sobre as regras para a descarga de grãos no Porto de Paranaguá. O objetivo é evitar filas e outros transtornos para os caminhoneiros e usuários das rodovias.

Nos dois primeiros meses deste ano, dos 46.308 caminhões que chegaram ao Pátio de Triagem para descarregar grãos no Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá, 66% (30.898) eram do Paraná. Desses, 24% – ou seja, mais de 7,4 mil caminhões – chegaram do Oeste do Estado.

“O nosso objetivo é informar sobre as novas regras de descarga de grãos no Porto de Paranaguá. Se cada um dos agentes responsáveis pelo escoamento da safra fizer a sua parte, todos ganham”, explica o superintendente dos Portos do Paraná, Luiz Henrique Dividino. “O campo consegue escoar a produção com tranquilidade, segurança e sem a formação de filas nas estradas, o que melhora a vida de todos os demais usuários”, disse.

O diretor empresarial da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Lourenço Fregonese, explica que entre as principais mudanças informadas por meio da Operação estão as novas rotas de acesso aos terminais de grãos. “Foram estabelecidos caminhos alternativos para cada um dos terminais de descarga, uma forma de evitar dificuldades no tráfego dentro de Paranaguá. Além disso, instalamos placas de sinalização para orientar os motoristas e fizemos uma série de adaptações operacionais para fazer a safra fluir”, completa.

A operação tem o objetivo de informar quais são os procedimentos operacionais do porto, as regras e as mudanças logísticas estabelecidas para melhorar o fluxo de mercadorias. Acredita-se que, com a sincronia de todos os atores deste sistema, o porto atingirá maior eficácia operacional diante da expectativa de novos recordes na produção.

Regras – O sistema Carga Online continua sendo usado, agora com ajustes que aperfeiçoaram o sistema de triagem e o endereçamento das cargas para os terminais privados. Com relação à programação de carga, não houve mudanças em relação a 2012. Somente serão programados para descarga os caminhões que tiverem programação de embarque e espaço para descarga nos terminais públicos e privados de carregamento. A novidade este ano é a integração de todas as informações, uma forma de atender a safra superior esperada.

O Porto é um ponto de passagem no processo de escoamento da safra e, por isso, é necessário aperfeiçoar e divulgar os processos internos, facilitando a programação para os exportadores. “Para que tudo isso funcione adequadamente é necessário divulgar amplamente as regras, principalmente aos exportadores, evitando a formação de filar nas estradas e outros transtornos”, explica Dividino.

OPERAÇÃO – A Operação Safra foi lançada no início de fevereiro. As primeiras ações acorreram na BR 277, sentido Paranaguá. Desde então, o programa começou a ser interiorizado. O direcionamento às demais regiões do Estado foi marcado com a ação na BR 376, em Ponta Grossa, e com o lançamento da Caravana, que percorre o Estado e leva informação a todos os envolvidos no escoamento da safra.

A campanha com três principais frentes: comunicação com o exportador, com os caminhoneiros e com os operadores portuários. Esse trabalho é feito com a distribuição de folders impressos, por meio de folderes eletrônicos, outdoors instalados nas estradas, totens informativos no Pátio de Triagem e mapas com a rota de cada um dos nove terminais de descarga do Corredor de Exportação.

Maiores informações também pode ser obtidas no hotsite www.operacaosafra.pr.gov.br, que traz esclarecimentos e facilita o contato direto com a Administração dos Portos do Paraná.

Na região Oeste do Estado, a Operação Safra começou nesta segunda-feira (11) nas cidades de Palotina, Toledo e Céu Azul. Depois de Cascavel, os próximos destinos são Matelândia, Foz do Iguaçu, São Miguel do Oeste e Santa Tereza do Oeste. Até o final de março, o material será distribuído também na região de Cascavel e no interior de São Paulo, no entroncamento das estradas que ligam o Mato Grosso ao Paraná.