Cento e sessenta e três veículos recuperados e 148 pessoas detidas. Esse foi o resultado da Operação Hircus II realizada em mais de trinta municípios da região centro-sul do Piauí e oeste da Bahia entre os dias 12 e 20 de dezembro.

Os veículos roubados ou furtados chegavam às cidades do interior do Piauí e da Bahia a partir de caminhos secundários, as chamadas cabriteiras. Eles eram comercializados em estabelecimentos, feiras livres e por “atravessadores” por 10 a 20% do valor de mercado. Levantamentos preliminares apontam São Paulo e Distrito Federal como principais origens dos veículos roubados e recuperados na operação.

Um fato que chamou a atenção dos policiais foi de que, muitos comerciantes não se preocupavam em adulterar os veículos, comercializando os carros já sem placas ou ainda portando as placas originais do veículo roubado/furtado.

Com ocorrência de roubo ou furto somaram 99 veículos entre carros e motocicletas. Aqueles com adulteração foram 64. A alteração deliberada dos dados que identificam os veículos automotores representa artifício da ação criminosa para esconder a origem ilícita, assim os veículos adulterados quase sempre são objeto de roubo ou furto.

Também foram detectados durante as ações formulários extraviados nas circunscrições regionais de trânsito (Ciretrans) e reaproveitamento de documentos já fora de validade. Ao todo, foram recolhidos 81 Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), documento de porte obrigatório, suspeitos de serem falsos ou adulterados.

A PRF realizou a Operação Hircus II em combate ao roubo, furto, adulteração e outras fraudes e ilícitos relacionadas a veículos com apoio da Polinter/PCPI e Ministério Público Estadual da Bahia. Ao final da operação, as pessoas que estavam de posse dos veículos roubados e/ou adulterados foram encaminhados à Polícia Civil e poderão responder por receptação e adulteração de sinais identificadores de veículos automotores.

Os veículos deverão ser removidos para Teresina/PI e Salvador/BA. Nas capitais serão submetidos a procedimento pericial. Depois disso, serão devolvidos aos proprietários.

PRF no enfrentamento às fraudes veiculares – Além de manter em seu Curso de Formação uma disciplina dedicada ao estudo de técnicas de detecção de fraudes, adulterações no veículo e em seus documentos, a PRF também promove em diversos estados do Brasil operações temáticas. Assim, o enfrentamento às fraudes veiculares vem sendo aperfeiçoado com levantamento estatístico, uso de inteligência policial e capacitação continuada. Em 2011, foram 3.907 veículos recuperados, já em 2013 esse número passou para 5.123.

Fonte: Ascom -PRF