Um pacote lançado nesta semana pelo governo federal prevê a privatização e a instalação de pedágio em duas rodovias federais que cortam o Distrito Federal. A mudança faz parte do Programa de Investimentos em Logística e prevê a reforma e a construção de ferrovias e rodovias.

Na BR-040, os investimentos serão feitos entre Brasília e Juiz de Fora, em Minas Gerais. A extensão total é de 936 quilômetros. A licitação deve ocorrer em janeiro de 2013 e o contrato assinado em abril.

Na BR-060, os investimentos acontecerão entre Brasília e Anápolis. Depois a rodovia se transforma em BR-153 até aproximadamente Prata, em Minas Gerais. A licitação deve acontecer em abril e a assinatura do contrato entre maio e julho.

O projeto inclui a concessão de 7,5 mil quilômetros de rodovias em todo o país. De acordo com o ministro dos Transportes, Paulo Passos, as obras serão concluídas até 2018. O pacote prevê a aplicação de R$ 133 bilhões na reforma e construção de rodovias federais e ferrovias.
O governo vai conceder nove trechos de rodovias. O modelo de concessão prevê a seleção das concessionárias pelo menor valor de tarifa de pedágio a ser cobrado dos usuários, que já foi aplicado em outras concessões de estadas federais, como Fernão Dias (entre SP e BH), sem cobrança de ágio.

Nas rodovias concedidas, segundo o ministro, não haverá cobrança de pedágio nas áreas urbanas (que cortam cidades), e os concessionários que se responsabilizarem por cada um desses trechos só poderão começar a cobrar pedágio quando pelo menos 10% das obras previstas estiverem concluídas.