O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo assinou o Edital de Licitação do DNIT, que prevê a recuperação de 12 quilômetros da BR 469 – no interior do Parque Nacional do Iguaçu, uma antiga reivindicação do trade turístico de Foz do Iguaçu. A via dá acesso às Cataratas do Iguaçu, local visitado anualmente por mais de 1 milhão de turistas.

A solenidade aconteceu na quinta-feira (21) e Espaço Porto Canoas e contou também com a presença do Prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald, do deputado federal, Fernando Giacobo (PR), do Superintendente Regional do DNIT PR, José da Silva Tiago, do chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro e do superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla, entre outras lideranças da região de Foz do Iguaçu.

“Foi o nosso presidente Lula que pediu uma atenção especial para esta obra e quando contatamos o DNIT soubemos que já estavam trabalhando no projeto, com essa e outras obras, acredito que Foz do Iguaçu está recebendo os investimentos que merece”, disse o ministro Paulo Bernardo. Ele destacou a posição do município para todo país e a importância crescente do Parque Nacional do Iguaçu com eventos como a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas 2016.

Já o chefe do Parque Nacional do Iguaçu, Jorge Pegoraro, ressaltou a importância da obra: “estamos batendo recordes de visitações no Parque e para a qualidade dessas visitações um asfalto novo vai fazer a diferença”, lembrando que a rodovia não passava por uma recuperação há mais de 40 anos.

Para o Superintendente do DNIT PR, José da Silva Tiago, foi fundamental a rapidez do órgão agilizando o processo que culminou no edital: “Por determinação expressa do presidente Lula, destacamos nossos técnicos para o trabalho e em 50 dias fizemos o projeto para esse edital”.

As obras previstas no edital envolverão reparos e remendos profundos, recuperação localizada com regularização do pavimento com camada fina de 2 centímetros e recapeamento com CBUQ (Concreto de Basalto Usinado Quente) de 4,5 centímetros, além da sinalização viária horizontal e vertical. A expectativa é que as obras no valor máximo de R$ 5,5 milhões comecem no início do próximo ano, com previsão de entrega em 180 dias.