As obras de implantação e pavimentação da rodovia MG 217, que liga os municípios de Água Boa e Malacacheta, vem sendo acompanhadas de perto por moradores e comerciantes da região, desde o final de julho, quando máquinas e trabalhadores retornaram ao trecho.

A empresária do ramo madeireiro, Jacira Silva Rocha, de Capelinha, por exemplo, comemora: “a época das chuvas coincide com o período em que mais vendemos eucalipto, já que é o período do plantio de pimenta do reino no Espírito Santo e de frutas no Nordeste. Porém, a estrada, que é a única que dá acesso à estas regiões, fica intransitável e o escoamento da nossa produção comprometido. A partir do ano que vem, não teremos mais este problema”, conclui.

De fato, as obras beneficiarão diretamente cerca de 30 mil pessoas que vivem nos municípios de Água Boa e Malacacheta, além de facilitar a ligação entre a MGC 120 e a BR 116, possibilitando os deslocamentos com destino às cidades mineiras de Capelinha, Itamarandiba, Turmalina, Teófilo Otoni, ao Sul da Bahia, entre outros, que passarão a ter um acesso pavimentado.

Iniciadas em abril de 2013, as obras foram paralisadas em novembro de 2014 por decisão do governo do estado, cujo mandato terminou no mês de dezembro do ano passado, com apenas 26,7 quilômetros de pavimentação concluída, numa extensão total de 48,8 quilômetros. Em julho deste ano, o Governo determinou a retomada dos trabalhos de implantação e pavimentação da MG 217, cuja data prevista para a conclusão é julho de 2016.

Fonte: DER/MG