Os pedágios cobrados na rodovia MG-050 serão reajustados em 7,31% a partir de 13 de junho, conforme resolução publicada pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas de Minas Gerais.

O valor do pedágio, para carros de passeio e caminhonetes, passará de R$ 4,10 para R$ 4,40. Com isso, uma viagem por todo o percurso pedagiado em automóvel simples custará ao usuário R$ 26,40. Já a tarifa para grandes caminhões de seis eixos subirá de R$ 24,60 para R$ 26,40 por praça de pedágio. Nesse caso, o total pago será R$ 158,40.

A rodovia, que liga Belo Horizonte à divisa com o Estado de São Paulo, em São Sebastião do Paraíso, corta 20 municípios mineiros e possui seis praças de pedágio localizadas nas cidades de Itaúna, São Sebastião do Oeste, Formiga, Capitólio, Passos e São Sebastião do Paraíso. O trecho pedagiado vai de Juatuba, na região metropolitana, até a divisa com São Paulo.

A MG-050 foi a primeira rodovia concedida à exploração privada pelo Governo de Minas Gerais em regime de Parceria Público Privada (PPP), em 2007. A cobrança de pedágio, iniciada em 2008, sempre foi motivo de polêmica em função da precariedade da rodovia e do atraso no cronograma de obras, tendo motivado audiências na Assembleia Legislativa.

O contrato assinado entre o governo do Estado e a empresa Nascentes das Gerais, controlada pelo conglomerado empresarial Bertin, previa o investimento de R$ 800 milhões nos sete primeiros anos de concessão, o que incluiria a duplicação de parte da pista.


Atrasos

Na última vez em que falou sobre o assunto, o subsecretário de Estado de Regulação de Transportes, Diogo Oscar Prosdocimi, reconheceu que a maior parte dos atrasos se devia à não realização de desapropriações ao longo da rodovia e obras de captação pluvial.

Pelo contrato firmado, a concessionária conta, para o financiamento das obras, com os recursos da cobrança do pedágio (em torno de R$ 7 milhões por mês, de acordo com os últimos dados divulgados no fim ano passado) e com repasses do governo estadual (em torno de R$ 9 milhões mensais).

Conforme a Secretaria de Transportes, desde o início da concessão, em junho de 2007, até janeiro deste ano, a Nascentes das Gerais investiu R$ 430 milhões. Desse total, R$ 318 milhões foram aplicados em obras de ampliação e restauração e R$ 115 milhões em operação e conservação.

A Setop destaca que foram implantados 40 quilômetros de terceiras faixas, 14 quilômetros de duplicações, 15 quilômetros de acostamentos, sete viadutos, pontes e passagens inferiores, cinco passagens inferiores para pedestres e três passarelas para pedestres.

Para 2013 e 2014, a projeção é de investimentos de R$ 255 milhões. Até 2017, outros R$ 115 milhões serão aplicados.