Os motoristas que vão passar pelas rodovias internas do Porto de Suape (TDR Norte, Express Way, TDR Sul com acesso à ilha de Cocaia, o contorno da Refinaria Abreu e Lima e o acesso a Nossa Senhora do Ó) terão que pagar um pedágio a partir de novembro de 2011.

A administração da estatal planeja licitar, em fevereiro do próximo ano, uma concessão para escolher a empresa que fará a manutenção e investimentos nas rodovias internas do complexo industrial e portuário.

Numa estimativa feita pelo próprio governo, cada veículo pagará um pedágio de R$ 3, mas só a partir de novembro de 2011. A tarifa sobe para R$ 4,70 um ano depois.

As tarifas foram estimadas porque vencerá a companhia que apresentar o maior valor de investimento e a menor taxa de pedágio. O valor não poderá ser muito abaixo para não comprometer o lucro da concessionária.

A vencedora da licitação terá que fazer obras no valor de R$ 312 milhões, que incluem um complexo de quatro viadutos nas proximidades da Caninha 51, um viaduto na curva do boi, e um acesso rodoviário de cinco quilômetros, ligando a Curva do Boi à Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca. As obras deverão ser concluídas em 18 meses.
“As empresas que não quiserem pagar o pedágio, poderão chegar a Suape pela PE-60”, explica o diretor de engenharia e meio ambiente de Suape, Ricardo Padilha.

Ele acredita que as empresas vão preferir pegar o pedágio e usar um trajeto mais curto, com uma melhor manutenção e sem conflito urbano, como os sinais de trânsito e as áreas em que têm a velocidade reduzida devido ao tráfego de pedestres.

Para quem está indo para Suape, o trajeto é mais curto se o motorista pegar a Express Way, comparando com o percurso feito quando se vai pela PE-60, que é mais longo em cerca de oito quilômetros.

A expectativa da diretoria de Suape é concluir a licitação em abril do próximo ano, quando deverá ser assinado o contrato de concessão. A empresa vai explorar o serviço por um prazo de 30 anos.

Serão cinco pontos de pedágio nas rodovias internas de Suape.
No total, a empresa vai administrar 45 quilômetros de rodovias internas em Suape, incluindo as que estão em construção, como a Express Way e o acesso a Ilha de Cocaia, além do acesso que a própria empresa fará.

O presidente da Associação das Empresas de Suape (Assesuape), Fernando Pessoa, afirmou que a implantação de um pedágio vai trazer mais custos para o setor produtivo.

A entidade representa 70 empresas que atuam no Cabo e em Ipojuca, os dois municípios onde o complexo de Suape está instalado. “Vamos fazer uma reunião e tentar saber mais detalhes sobre a cobrança desse pedágio para tomarmos uma posição.

É necessário analisar a relação custo-benefício”, comentou.
Até hoje, o único pedágio cobrado no Estado é a Ponte do Paiva, construída numa Parceria Público-Privada, no litoral sul de Pernambuco.