As seis concessionárias que administram o Anel de Integração devem receber hoje, da Secretaria de Infraestrutura e Logística, autorização para reajustar as tarifas, a partir da quinta-feira da semana que vem. De acordo com fontes ligadas ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), o pedido de aumento foi entregue pelas empresas, ao governo estadual, na sexta-feira da semana passada. O aumento deve ficar em torno de 5,5%.

Conforme explicações da Associação Brasileira de Concessionária de Rodovias (ABCR), o cálculo de reajuste do pedágio no estado obedece a uma fórmula que leva em conta o Índice Nacional do Custo da Construção (INCC), o Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM), entre outros indicadores da construção rodoviária como valorização da mão de obra e terraplenagem.

Em até 90 dias, o Tribunal de Contas (TC) do Paraná também promete apresentar relatório sobre a auditoria nos contratos dos pedágios. O TC está esmiuçando aspectos como termos dos contratos, qualidade dos materiais e equipamentos utilizados em obras, mudanças contratuais e processos licitatórios dos 32 trechos do Anel de Integração.