A decisão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de proibir a circulação de carretas na BR-356, no trecho em que o trânsito ainda é livre para esse tipo de veículo, entre o BH Shopping e o cruzamento com a Rua Professor Rodrigues Seabra, no Bairro Belvedere, Centro-Sul de Belo Horizonte, é mais uma restrição ao transporte de carga na capital. Com a nova regra, que começa a valer na próxima semana, assim que a portaria do Dnit for publicada, as carretas que chegarem a BH pela BR-040 terão que pegar o Anel Rodoviário ou seguir para Nova Lima, na Grande BH, pela alça que liga a BR-356 à MG-030. Apesar de ser mais um trecho onde as cargas não vão poder circular, os transportadores acreditam que o segmento não será prejudicado.

“Normalmente, as carretas já não circulam nesse trecho. O próprio caminhoneiro que conhece a região não tem nenhum interesse em passar por ali e também não há necessidade. A medida é importante para evitar desastres como o que ocorreu na Avenida Nossa Senhor a do Carmo em junho, no qual a culpa foi toda do motorista que no trajeto ignorou várias placas que alertavam para a restrição”, diz o presidente do Sindicato dos Transportadores Autônomos de Carga de Minas Gerais, José Carneiro. Ainda segundo ele, em casos especiais as transportadoras terão que pedir autorização.

A legislação municipal que regulamenta o trânsito de veículos pesados em Belo Horizonte determina que veículos de carga de grande porte não podem circular em nenhum horário na região que abrange a Savassi, Barro Preto, Praça da Assembleia, Lourdes, área hospitalar e Hipercentro. A proibição já existia para a Avenida Nossa Senhora do Carmo, mas apenas no trecho sob jurisdição da BHTrans, que começa no trevo do Belvedere. Com a ampliação da restrição, carretas e cavalos mecânicos estão expressamente proibidos de transitar em qualquer horário na área sob responsabilidade do Dnit. De acordo com o órgão federal, o bloqueio vale para caminhões com cinco eixos ou mais, o que engloba todo tipo de carreta, como bitrens e rodotrens.

Para garantir que a nova determinação seja cumprida, o Dnit informou que a sinalização será reforçada no segmento e também será instalado um posto de controle entre o Viaduto da Mutuca e a entrada do Anel Rodoviário. Além disso, o Dnit está prometendo a instalação de sensores de peso na pista, um instrumento a mais para impedir a circulação de carretas no trecho. Quanto aos veículos acima do peso, o Dnit informou que quando as cargas forem indivisíveis, as empresas precisarão solicitar uma autorização especial de tráfego (AET), nos moldes do que já acontece nas rodovias federais.

A Avenida Nossa Senhora do Carmo é o único corredor com impedimento total para as carretas na capital. Em outras avenidas, as regras existem nos horários de pico. Vias como Amazonas, Afonso Pena, Contorno, Tancredo Neves, Andradas e Cristiano Machado podem receber as grandes cargas, desde que o transporte não aconteça nos horários de pico, tanto da manhã quanto da tarde, e também do pico da manhã aos sábados.

BHTrans

A BHTrans informou que está estudando medidas complementares à portaria do Dnit. Em princípio, o anúncio do Dnit, que pretende instalar um posto de fiscalização que funcione 24 horas por dia, próximo ao BH Shopping, poderá levar a empresa que gerencia o trânsito na capital a mudar o esquema de atuação da equipe que fiscaliza o tráfego de veículos pesados no trevo do Belvedere. Atualmente, o monitoramento é feito 24 horas por dia, mas tão logo o posto da autarquia federal entre em operação, a fiscalização da BHTrans passará a ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 7h às 15h.