Nos últimos dois anos, cerca de 41 veículos pesados foram multados diariamente por trafegar na faixa da esquerda nas rodovias Anchieta e Imigrantes. Segundo a Polícia Militar Rodoviária, 30.216 caminhões e ônibus foram autuados no biênio nas duas estradas por viajar na faixa proibida. Na Anchieta, o número teve pequena queda, passando de 15.423 em 2010 para 13.981 em 2011. Na imigrantes, foram 812 infrações.

O CTB (Código de Trânsito Brasileiro) estabelece, no inciso 4 do artigo 29, que “quando uma pista de rolamento comportar várias faixas de circulação no mesmo sentido, são as da direita destinadas ao deslocamento dos veículos mais lentos e de maior porte, quando não houver faixa especial a eles destinada, e as da esquerda, destinadas à ultrapassagem e ao deslocamento dos veículos de maior velocidade”. Quem desrespeita a lei comete infração grave no valor de R$ 127,69 e perde cinco pontos na carteira.

Para a Polícia, a Imigrantes registrou menos irregularidades devido às características da via, que tem três faixas de rolamento, sendo que é permitido aos veículos longos que utilizem a do meio. Também contribui para o número baixo o fato de que caminhões e ônibus são proibidos de usar a rodovia para descer a serra.
Apesar de parecer alto, o número de autuações é baixo se comparado ao total de veículos pesados que rodam pelas estradas. Segundo a concessionária Ecovias, em 2011 passaram pelo Sistema Anchieta-Imigrantes 6,5 milhões de caminhões e ônibus. Isso significa que só 0,23% dos veículos foram autuados.

A equipe do Diário percorreu o sistema durante a semana e constatou que é grande o número de caminhões que andam pela esquerda. Na Anchieta, os veículos mais pesados fazem fila na direita e andam, em média, a 30 km/h. Impacientes, os motoristas dos caminhões mais leves iniciam a ultrapassagem. No entanto, o excesso de veículos longos na direita dificulta o retorno à faixa adequada. Dessa forma, permanecem na segunda faixa por até cinco quilômetros.

O artigo 30 do CTB deixa claro que “os veículos mais lentos, quando em fila, deverão manter distância suficiente para permitir que veículos que os ultrapassem possam se intercalar na fila com segurança”.

Sindicato pede alternativas na descida rumo ao Litoral


Com apenas uma opção de acesso ao Litoral, caminhoneiros cobram mais alternativas para transportar cargas ao Porto de Santos. Na avaliação do presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do ABC, Sallum Kalil Neto, o ideal seria a divisão entre caminhões carregados e descarregados.

“Quando você coloca todos os caminhões em uma pista com duas faixas, os que estão mais leves vão querer ultrapassar para chegar mais rápido ao destino. Mas a fila imensa na direita impossibilita a volta. Acaba ficando tudo concentrado”, opina.

O presidente acredita que o volume de infrações cometidas é menor na subida, pois os caminhões têm à disposição três faixas de rolamento, sendo duas na Anchieta e uma na Imigrantes. “Quando divide, facilita. Por exemplo, os 100 veículos que desceram pela mesma rodovia podem se dividir em duas na volta, o que melhora o fluxo e diminui as irregularidades. Quando criaram a Nova Imigrantes, dividiram apenas os automóveis, e não os veículos longos”, critica. Kalil Neto se refere às três novas faixas da rodovia, inauguradas em dezembro de 2002.

Está em fase de estudos projeto do governo do Estado para criar mais uma rodovia de acesso à Baixada Santista, que ligaria a cidade de Itanhaém ao bairro de Parelheiros, na Zona Sul da Capital. A distância entre os dois pontos é de aproximadamente 15 quilômetros, enquanto a extensão aproximada das rodovias Anchieta e Imigrantes é de 70 quilômetros.


Estado quer instalar radares exclusivos na Imigrantes

A Artesp, agência que regula as rodovias concessionadas, estuda instalar, ainda neste ano, radares que fiscalizam o tráfego de veículos longos pela faixa da esquerda na Rodovia dos Imigrantes. O primeiro desses equipamentos, localizado no Km 48 da pista Norte da via, começou a multar motoristas infratores no início de março.

Apesar de manifestar interesse, a agência ainda não definiu os pontos onde pretende instalar os aparelhos. A Ecovias, empresa que administra o sistema, também não precisou a quilometragem dos equipamentos, mas informa que serão mais dois até o fim de 2012. Não serão implantados radares na Anchieta porque a via tem só duas faixas de rolamento e a ultrapassagem é permitida em pontos onde a faixa no solo é seccionada.

A concessionária informa que, para facilitar a fiscalização, oferece à Polícia Rodoviária acesso à Central de Controle de Operações, onde ficam concentradas todas as imagens geradas pelas 144 câmeras espalhadas pelas rodovias.

O DER (Departamento de Estradas de Rodagem) é responsável pela aplicação das multas em caso de irregularidades flagradas por radares. O órgão deve divulgar nesta semana o balanço do primeiro mês de operação do radar de caminhões na Imigrantes. Ao todo, as duas rodovias que ligam a Capital e o Grande ABC à Baixada Santista são vigiadas por 30 radares de velocidade

5 COMENTÁRIOS

  1. Fui multado por mais de uma vez fazendo ultrapassagem na segunda faixa em pista de 4 faixas ,caminhão pesado ,porém vazio ,segundo ctb só pode multar na extrema esquerda ,ou seja isso se chama fábrica de multas ,polícias devem ser comissionados para multar mesmo não sendo lei !!
    E preciso educar de forma correta conforme a lei para não dar prejuízos para pessoas q estão trabalhando honestamente!!

    • Existem raros casos em que injustiças são cometidas. Mas na maioria das vezes o condutor punido sempre se diz vítima da indústria da multa. E quando insinua que a polícia é beneficiada com participação nas multas, cuja arrecadação vai direto para o sistema, perdem a credibilidade nas suas observações. No Brasil temos uma fábrica de infratores que vivem da impunidade. No caso do tombamento do ônibus do canto Kevi Jonny existem várias multas por diversas infrações, inclusive por autoridades distintas. Fora as infrações que não foram flagradas mas que colocaram vidas em risco. Sem contar que o veículo em questão está irregular, conforme apuramos e os passageiros sem cinto, conforme é possível ver no relato da própria vítima: Sthefa Matos.

  2. Policiais que poderiam educar não educam são arrogantes se acham Deuses e mais se tem uma placa na descida da serra Anchieta proibindo a ultrapassagem de caminhões das 18 as 20h significa que o condutor do caminhão pode sim fazer a ultrapassagem Ag vc faz uma ultrapassagem e é flagrado por um policial rodoviário ele já faz a autuação como se vc estivesse trafegando pela esquerda isso é um absurdo vergonhoso trabalhadores pais de família perdendo sua habilitação só nesse sistema de descida da Anchieta e o pior é essa raça nojenta de políticos que não fazem nada para ajudar a classe que faz com que o país não pare os CAMINHONEIROS.

    • Prezado, Michel, bom dia!

      O senhor tem o direito de entrar com recurso contra qualquer ionfração de trânsito, desde que se sinta prejudicado. No caso da Via Anchieta (SP-150) o órgão responsável ao qual o senhor deve procurar é o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), responsável pelo processamento de autuações de trânsito nas rodovias paulistas. Mais informações: (11) 3311-1470 ou 0800 055 55 10.

      Atenciosamente,

  3. A matéria tem um lapso quanto a média de velocidade de descida na Rodovia Anchieta, caminhões mais antigos que não dispõe de tecnologia de frenagem motor mais eficientes, e que usam apenas o estrangulamento do escape através de fechamento de borboleta em sua capacidade máxima de carga ou próximo dela tem que descer abaixo dos 20 Km/h para não comprometer as lonas de freio, e quando sem esse recurso, é possível ver com frequência, caminhões descendo abaixo dos 10 Km/h e muitas vezes tendo que parar para arrefecer os freios, por isso, na descida da Anchieta e em outros lugares em que há apenas duas faixas a solução seria a permissão de transito de caminhões e ônibus também na faixa da esquerda aumentando-se o número de radares e câmeras de monitoramento limitando a velocidade a 40 Km/h , 50 Km/h e 60 Km/h dependendo da inclinação e angulo das curvas, também, seria necessário, isso especificamento no caso da Rodovia Anchieta, que fossem removidas as calçadas que que existem em alguns trechos que obrigam veículos mais longos a invadirem a outra faixa de rodagem em curvas para não danificarem os pneus do ultimo eixo que ficam do lado interno dessas curvas.
    Sem medidas como essas, a opção é essa descabida quantidade de multas que podem levar a uma injusta suspensão da habilitação de profissionais que trabalhão honestamente pra sustentar suas famílias.

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