Para evitar que a cidade de Nova Friburgo, na região serrana do Rio de Janeiro, fique sem acesso após os deslizamentos de terra que destruíram casas e bloquearam rodovias, a concessionária Rota 116, que administra o trecho da RJ-116, anunciou que vai colocar uma ponte em estrutura metálica por cima de um trecho que cedeu e está comprometido.

“Agora a situação é mais crítica porque o morro caiu e, por pouco, não isolou a cidade. Já estamos com uma empresa de engenharia do Rio que já está tomando as providências para não perdermos o acesso a Nova Friburgo”, disse o gerente de engenharia da concessionária, Antônio Rogério Pereira, que é morador da cidade.

De acordo com ele, a medida permitirá fazer as obras necessárias sem interromper o tráfego. “Devido a esse problema, só estamos permitindo a passagem de veículos leves e os pesados, só se forem atender às necessidades de socorro e limpeza da cidade”, disse. A RJ-116 está fechada para veículos pesados desde a tarde de sábado, quando caiu outra parte do asfalto, na altura de Mury, distrito da cidade.

O tráfego para a cidade é intenso, com muitos caminhões levando máquinas para auxiliar os trabalhos de resgate e limpeza, além de diversos carros da polícia, bombeiros, ônibus da prefeitura com garis e caminhonetes lotadas de doações para as vítimas.

O município está muita devastado e a todo momento pode-se ouvir sons de sirenes e helicópteros que seguem apressados para resgatar pessoas em áreas isoladas, como Córrego D´Antas, São Geraldo, Vila Amélia e Campo do Coelho. O tempo todo também se vê vários caminhões lotados de entulho ou levando corpos encontrados para o Instituto Educacional de Nova Friburgo (IENF), no Centro, onde foi improvisado um Instituto Médico Legal (IML).

O quartel da Polícia Militar, em Duas Pedras, se transformou em heliponto. Por lá, chegam aeronaves com pessoas para auxiliar na reconstrução da cidade. A ajuda também está concentrada na praça Getúlio Vargas, no Centro, onde funcionam hospital de campanha, o posto de coleta de sangue do Hemorio e também um ponto de coleta de doações dentro do Centro de Turismo.