Um posto de gasolina de Caxias do Sul tem se aproveitado da posição estratégica que tem em relação a uma praça de pedágios da BR-116, em Caxias do Sul. Uma cancela foi instalada na saída do posto e um funcionário só deixa passar quem abastecer o veículo ou comprar algo no restaurante.

Em novembro do ano passado, os donos do Posto Fagundes, em Vila Cristina, gastaram R$ 50 mil e asfaltaram 100 metros de um acesso particular que dá acesso a suas residências. Eles estavam cansados da poeira que invadia suas casas levantada pelos carros que usavam o posto e saíam por trás do estabelecimento, fugindo da cobrança do pedágio.

A Univias, concessionária responsável pelo pedágio na BR-116, já ingressou na Justiça para tentar impedir a passagem de motoristas pelo posto, mas o pedido ainda não foi julgado. Segundo a empresa, a fiscalização deveria ser feita pelo poder concedente, ou seja pelos governos estadual e federal. No entanto, ainda não há definição sobre de quem é a competência sobre as estradas federais, depois que o governo do Estado devolveu às rodovias à União.