Será realizada hoje reunião na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em Brasília, entre prefeitos de 20 municípios de Mato Grosso do Sul e o diretor geral da Agência, Jorge Luiz Macedo Bastos. A reunião está sendo promovida pelo deputado federal Vander Loubet (PT-MS) e tem como objetivo a discussão sobre o detalhamento das obras a serem feitas nas rodovias BR-163, BR-262 e BR-267 no âmbito do Programa de Concessão de Rodovias Federais.

“Essa será a oportunidade de os prefeitos das cidades afetadas pelo Programa em nosso estado obterem da ANTT uma explanação detalhada sobre as intervenções que devem ser feitas nos trechos das rodovias que passam ou cortam esses municípios, como, por exemplo, passarelas, vias de acesso, retornos, vias marginais, fora a duplicação, que deve ocorrer em 100% das rodovias. Além disso, os prefeitos poderão sugerir ou solicitar modificações nessas intervenções a fim de atender os interesses da população e as necessidades de cada cidade”, explicou Vander.

Está confirmada a presença dos prefeitos Silas José (Água Clara), Márcio Faustino (Bandeirantes), Pedro Caravina (Bataguassu), Mário Valério (Caarapó), Alcides Bernal (Campo Grande), Aluizio São José (Coxim), Murilo Zauith (Dourados), Marta Araújo (Eldorado), Ricardo Favaro (Itaquiraí), Vaguinho Vilela (Jaraguari), Bel Rodrigues (Juti), Humberto Amaducci (Mundo Novo), Léo Matos (Naviraí), Juvenal Neto (Nova Alvorada do Sul), Zé Cabelo (Ribas do Rio Pardo), Sidney Foroni (Rio Brilhante), Mário Kruger (Rio Verde de Mato Grosso), Adão Rolim (São Gabriel do Oeste), Yuri Valeis (Sonora) e Marcia Moura (Três Lagoas).

Grande impacto

A reunião na ANTT com prefeitos de Mato Grosso do Sul foi agendada após uma solicitação de Vander Loubet, feita em meados de março, quando o parlamentar esteve reunido em Brasília com o diretor geral Jorge Luiz Macedo Bastos. Na ocasião, Vander manifestou sua preocupação com o fato de que o projeto não estar contando com a participação dos prefeitos.

“Essa, provavelmente, é uma das obras mais importantes que serão realizadas em nosso estado nos próximos 10 anos. Envolve 29 dos 79 municípios e representa uma profunda transformação no sistema rodoviário. É fundamental que esse projeto receba as críticas e contribuições dos prefeitos das cidades afetadas, até porque é uma obra que pode causar grande impacto pelos perímetros urbanos em que vai passar”, defendeu o deputado petista.

Investimentos

Em Mato Grosso do Sul, o Programa de Concessão de Rodovias Federais prevê que sejam administradas pela iniciativa privada as rodovias BR-163 (da divisa MS/MT à divisa MS/PR), BR-267 (do entroncamento com a BR-163 até a divisa MS/SP) e BR-262 (do entroncamento com a BR-163 até a divisa MS/SP). Como contrapartida pela cobrança de pedágio, os investimentos obrigatórios nas rodovias serão de R$ 8,71 bilhões e devem incluir a duplicação de 1.369 dos 1.423 quilômetros de rodovia (uma pequena parte já é duplicada); a adequação de toda a sinalização; a reforma de pontes, viadutos e tubulações de drenagem; a disponibilização do Serviço de Apoio ao Usuário (SAU) com ambulância para atendimento médico de emergência, atendimento mecânico, brigada para combater incêndios e serviço de apreensão de animais que possam invadir a pista; e um sistema de monitoramento por câmeras, instaladas a cada dois quilômetros.