Um levantamento realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostra que os trechos urbanos das rodovias no sudoeste de Goiás são os locais em que mais acontecem acidentes. No local em que a estrada corta a cidade, o fluxo de veículos praticamente triplica, segundo a polícia.

Na BR-060 que passa dentro da cidade de Rio Verde, por exemplo, nos primeiros dois meses de 2012 foram registrados 125 acidentes, 70 deles aconteceram em um trecho urbano de 20 quilômetros. O mesmo ocorreu nos dois últimos anos. Em 2010, o índice de acidentes no perímetro urbano foi de 33% e em 2011, 44%.

“É um problema de engenharia de tráfego mesmo. Existem trevos que são encontro de vários acessos, de mão com contra mão. Então vêm carros de todos os lados, o que requer a atenção dos motoristas e a obediência da sinalização”, explica o inspetor Fábio Losi.

Em muitas vezes, é preciso dividir o espaço com que está a pé e atravessar a pista é rotina para muitos. “Nós temos medo de um dia falhar a atenção, porque a maioria dos transportes aqui é caminhão. Então ser atropelado é fatal”, afirma a técnica em enfermagem Cibele Magalhães.