Os moradores dos aglomerados urbanos próximos do km 327 da BR-101 Sul, no município catarinense de Capivari de Baixo já podem utilizar a passagem inferior para pedestres (PIP) construída no segmento. A estrutura foi construída abaixo das pistas da rodovia, em trecho com adequação aos novos padrões da duplicação já concluídos. O equipamento é a forma segura de travessia da rodovia por pedestres e ciclistas, sem contato com o fluxo de veículos da rodovia federal.

Os acessos à galeria foram finalizados e a sinalização indicatória de travessia de pedestres foi instalada (placas e faixa de pedestres). Os pedestres precisam ficar atentos agora para a movimentação de veículos nas saídas da galeria, pois a passagem está inserida em segmento com grande fluxo.

Dimensões – A passagem para pedestres tem aproximadamente 26 metros de extensão, com 2,5 metros de largura e altura. Além dessa, outras duas estão sendo finalizadas, no km 307, em Bentos (Laguna), e no km 322, no acesso a Taquaruçu, em Pescaria Brava. As obras de duplicação da BR-101 Sul em Laguna, Pescaria Brava e Capivari de Baixo, no lote 25 da duplicação, estão inseridas em expressivos aglomerados urbanos. Outra passagem será construída no km 318, em Laranjeiras, no mesmo processo de junção de anéis de concreto. O consórcio responsável pelo lote está organizando cronograma para construção desta passagem.

A forma de construção das passagens inferiores para pedestres no lote 25 difere das demais edificadas em Tubarão e Jaguaruna. Assim como as dos lotes 27, 28, 29 e 30, as estruturas são construídas por junção de “anéis” de concreto, unidos para formar uma galeria sob as pistas. Em Tubarão, as passagens edificadas no km 341, km 343 e km 350 são galerias formadas por um único bloco, todo ele em concreto armado.

Obras de duplicação voltadas para pedestres – A instalação do conjunto de obras para trânsito de pedestres, como passarelas e passagens inferiores, tem como objetivo garantir segurança dos transeuntes ao cruzar a BR-101 Sul, utilizando as vias lindeiras. Com a construção de passarelas e passagens inferiores de pedestres, são instalados dispositivos que complementam a segurança na travessia de pessoas, como as faixas de pedestres, calçadas e sinalização vertical indicatória.

Foras das obras estruturais, entre os 22 projetos socioambientais e um estudo que integram o Projeto Básico Ambiental (PBA), desenvolvidos paralelamente à duplicação, consta o programa de Melhoria das Travessias Urbanas. Esse programa é implementado pelo DNIT e tem como objetivo o planejamento, construção e operação da rodovia, de modo a integrá-la ao espaço urbano, minimizando os impactos sobre a comunidade lindeira, como a separação de bairros pela rodovia.