A BR Distribuidora mantém desde 2007 um programa de redução de acidentes batizado de PAZ- Pacto de Acidente Zero. O foco é fazer com que os motoristas cumpram as atividades e cuidados determinados pelo Programa de Gerenciamento de Riscos da BR.

Segundo Sérgio Bottino, Gerente de Integridade e Confiabilidade Operacional da Petrobras Distribuidora, envolvido no PAZ desde o início, o programa atinge diretamente 7.000 motoristas que transportam combustível para a BR.

Em 2012 a empresa lançou a campanha Motorista Deztaque que visa premiar e reconhecer os motoristas mais empenhados em transportar com segurança. Com isso estimula os motoristas a cumprirem os 10 “Mandamentos” do PAZ. São medidas simples como jamais dirigir acima de 80km/h, não dirigir cansado, não dirigir entre 22h e 05h, cumprir a legislação, inclusive a jornada de trabalho, respeitando a Lei 12.619/12 que estabelece limite de tempo de direção.

A campanha Motorista Deztaque agradou em cheio os motoristas e seus familiares, contribuindo para reduzir acidentes, fatalidades e vazamentos. O motorista começa com Nota 10 em cada fase, a cada infração cometida ele perde 1 ponto. Ao final de cada fase os que estiverem com as notas mais altas ganham prêmios, que agradem também a família. No final das várias fases os prêmios são ainda maiores, podendo incluir carros, viagens, etc…

Uma grande equipe da Petrobrás participa do projeto e Bottino esclarece que o objetivo é garantir que o motorista realize seu trabalho preservando a sua segurança e de terceiros e volte para sua casa com o dever cumprido.

Para aprimorar cada vez mais o PAZ , a BR analisa os acidentes que eventualmente ocorram, e acada dois meses são marcadas reuniões com as transportadoras para analisar os casos e buscar alternativas a fim de reduzir ainda mais os baixos índices de acidentes da BR.

Há um grande enfoque na redução de acidentes por fadiga dos motoristas e por isso a empresa vem mantendo regras rígidas com relação ao tempo de direção. Como não dirigir cansado e entre 22h e 05h. “Antes da Lei 12.619/12 nós exigíamos que os motoristas parassem a cada 3h de direção por pelo menos 15 minutos.”

Ele reconhece que muitas transportadoras tinham certa dificuldade de aceitar, mas que com a legislação nova ajudou a BR, porque ela prevê descanso de 30 minutos a cada 4 horas de direção. Segundo Bottino, ficou mais fácil exigir esse compromisso das empresas, e garantir mais segurança, principalmente porque os 30 minutos podem ser fracionados ao longo das 4h.

Quanto ao possível aumento do frete, Bottino demonstra que a Petrobrás está realmente preocupada com a segurança. “ Se for necessário pagar mais para garantir a segurança nós estamos dispostos.” Entretanto, deixa claro que é necessário que as demais empresas tenham o mesmo comportamento para evitar concorrência desleal.

Ainda quanto a Lei 12.619/12, Bottino reconhece que a possibilidade de os motoristas poderem dirigir 6 h sem parar, como está sendo pleiteado por vários segmentos ligados aos embarcadores, preocupa a empresa pois foge as normas de segurança que o PAZ implantou.

Admitiu que será necessário consultar o jurídico da BR para ver como resolver essa questão, mas deixa claro que a Petrobrás não pretende abrir mão de normas de segurança. As metas de redução de acidentes são levadas a sério na empresa.Além disso, evitar acidentes por cansaço é uma prioridade na BR Distribuidora.

Bottino acrescenta ainda que, quando ocorre um acidente grave, além da empresa de gerenciamento de risco, da seguradora e das autoridades, uma equipe especilizada da Petrobrás vai ao local para fazer a coleta dos dados e informações que permitam aprender com o ocorrido e evitar que o acidente se repita.

Para o Coordenador do SOS Estradas, Rodolfo Alberto Rizzotto, o Programa da BR representa um padrão que deveria ser adotado em todo País. “Caso o Governo Federal utilizasse essa experiência de análise de acidentes e medidas preventivas que a Petrobrás executa há tantos anos, o Brasil conseguiria atingir as metas de redução de acidentes estabelecidos pela ONU e Organização Mundial da Saúde. A sociedade precisa valorizar empresas e produtos que são transportados de forma socialmente responsável. É tão ou mais importantes preservar a vida humana quanto o meio ambiente.”

Conheça mais sobre a campanha Motorista Deztaque visitando o http://www.motoristadeztaque.com.br/