Desde 2003 o DNIT investiu no estado da Bahia o montante de R$ 817,8 milhões somente em conservação, restauração e manutenção. Entre outras, as rodovias federais BR-020, BR-030, BR-101, BR-116, BR-122, BR-135, BR-235, BR-242, BR-324, BR-407 e BR-410 foram contempladas. Com isto, mais de quatro mil quilômetros da malha federal baiana (5.815 quilômetros), passou por obras de conservação e restauração, incluindo as emergenciais.

Segundo o Superintendente Regional do DNIT, engenheiro Saulo Pontes, no ano de 2003, a situação das rodovias no Estado era de calamidade. “Então, primeiro tivemos o investimento de R$ 18,7 milhões do Programa Emergencial de Trafegabilidade e Segurança nas Estradas, para 1.450 quilômetros de rodovias”.

Outros R$ 33,7 milhões foram aplicados em contratos de manutenção e conserva de 592 quilômetros de rodovias. De 2009 até agora, com o programa CREMA – Contratos de Restauração e Manutenção – estão sendo investidos R$ 765,3 milhões. “Esses contratos, além de executarem uma intervenção no pavimento no primeiro ano, contam com a conservação do trecho no ano seguinte”, explica o Superintendente.

“EM PERFEITO ESTADO DE CONSERVAÇÃO” – Segundo ele, por meio do CREMA foram restaurados 3.512,6 quilômetros das principais rodovias federais na Bahia. Tal melhoria foi apontada em pesquisa nacional realizada pela CNT recentemente.