Três pontos na rodovia BR-050 e mais um na BR-262 podem receber ou ter reativados, nos próximos meses, o sistema de radares. Direção do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit Uberaba) admite também a possibilidade de, ao invés de instalar redutores eletrônicos de velocidade, construir passarelas nestes locais.

Segundo Elias João, engenheiro supervisor do Dnit Uberaba, o trecho que inspira mais atenção fica nas imediações do bairro Chica Ferreira, devido à grande movimentação de pessoas nesta área. “Tinha uma barreira eletrônica neste espaço, mas segue desligada. No entanto, como houve muitas reivindicações de populares pedindo limitador neste ponto, autorizamos a colocação de quebra-mola. A Prefeitura executou este serviço e o Dnit sinalizou com as placas alertando os motoristas sobre a nova estrutura física na pista”, explica.

Ainda de acordo com Elias João, para ser religada, a barreira eletrônica neste local depende da liberação pelo Dnit dos mais de 700 radares a serem instalados ou reativados no país. “O processo licitatório referente a estes equipamentos já foi concluído há cerca de dois meses, mas está em análise na Procuradoria do órgão”, pontua.

Elias João informa que outros dois trechos na BR-050 e um na BR-262 devem ganhar radares quando o Dnit liberar a instalação destes aparelhos. “Na 050, eles ficam próximo à Delta e na direção da Uberdiesel e, na BR-262 fica perto da Copervale. Nas imediações da Uberdiesel, na 050, e da Copervale, na 262, serão necessárias novas análises para instalar estes equipamentos”, revela.

O engenheiro supervisor do Dnit Uberaba lembra ainda que a barreira eletrônica próxima ao bairro Chica Ferreira, na 050, está desativada, mas as luzes continuam piscando para alertar os condutores de veículos sobre a necessidade de reduzir a velocidade. “É uma medida para reforçar a segurança no local e lembrar os motoristas que precisam obedecer a velocidade máxima permitida na região, de 40 km/h, para que os moradores daquela região que precisam atravessar a pista não sejam atropelados”, justifica. “E esta estratégia será mantida até o momento em que for definida a retomada da barreira eletrônica ou liberação do projeto de construção da travessia aérea”, completa.