A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A publicou hoje, dia 14/03, o edital de reabertura da concorrência pública para o Projeto Executivo da ligação seca entre Santos e Guarujá. A publicação estabelece novo prazo para que as empresas interessadas entreguem os envelopes de proposta técnica, documentação e proposta comercial, que deverá ocorrer dia 23 de março, às 10h. No mesmo dia serão abertos os envelopes com as propostas técnicas.

A reabertura de prazo ocorre depois que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) julgou improcedente a representação formulada contra o edital de concorrência para a ligação seca entre Santos e Guarujá. O TCE havia suspendido o edital, em caráter liminar, a pedido de um escritório de advocacia, às vesperas da entrega dos envelopes, antes marcada para 17 de fevereiro.

A decisão do Tribunal referendou o edital da DERSA, uma vez que não houve qualquer alteração no conteúdo da publicação. Assim, o processo de licitação segue o curso normal, conforme programação anunciada.

O cronograma de construção do túnel imerso também não foi alterado. A previsão é de que as obras sejam iniciadas no primeiro semestre de 2013, com conclusão prevista para o primeiro semestre de 2016. O custo de implantação está estimado em R$ 1,3 bilhão.

Ligação por túnel

O túnel imerso que ligará Santos a Guarujá, tecnologia inédita no Brasil, será em concreto armado com profundidade mínima de 21 metros, 900 metros de extensão, com três faixas de rolagem por sentido, e com espaço exclusivo para pedestres e ciclistas. A passagem de veículos comportará automóveis, caminhões e até uma linha de VLT.

O futuro túnel ligará os bairros de Outeirinhos, em Santos, a Vicente de Carvalho, no Guarujá, e permitirá, na sua inauguração, o tráfego de automóveis, caminhões, pedestres e ciclistas. A solução também será compatível com o sistema de VLT (veículo leve sobre trilhos) que será implantada na Baixada Santista.

A decisão de implantar um túnel imerso, ligando Santos a Guarujá, foi tomada pelo Governo do Estado de São Paulo, após a realização de um amplo estudo técnico da DERSA. Batizado de “Projeto Prestes Maia”, entre fevereiro e agosto de 2011, o estudo avaliou as características das demandas locais e regionais de tráfego, bem como alternativas construtivas para a transposição e suas respectivas relações de custos.

Os túneis imersos constituem uma alternativa interessante para a transposição secas de canais navegáveis, pois evitam as limitações de altura que surgem sempre que se opta pela construção de uma ponte.

As principais vantagens dos túneis imersos sobre os túneis tradicionais (escavados) estão no custo de implantação (mais baixo) e na diminuição da extensão, profundidade e rampas de acesso. Estes túneis são semelhantes a grandes tubos apoiados sobre o fundo do canal.