A BMW acaba de anunciar o recall de cerca de 570 mil unidades de vários modelos de seu portfólio, devido a um defeito no cabo conector da bateria e na caixa de fusível, que podem ser danificados ao longo do tempo devido à constante exposição ao fluxo de alta voltagem e ao calor. Se isso ocorrer, a bateria pode ser descarregada ocasionando a parada repentina do veículo e uma possível colisão – um único caso de foi registrado no Canadá.

O recall envolve os modelos Série 1 ( cupê e conversível, fabricados entre dezembro de 2007 até julho de 2011); Série 3 ( sedãs produzidos de março de 2007 até outubro de 2011, peruas feitas entre março de 2007 até junho de 2011, e as versões cupê e conversível, construídas de março de 2007 a julho de 2011); e as unidades fabricadas de março de 2009 a junho de 2011 do esportivo Z4.

Até agora, o chamado afeta mais de meio milhão de veículos nos Estados Unidos e 65 mil unidades no Canadá. Por enquanto, não há informações de outras unidades envolvidas.

Em menos de uma semana, é o segundo recall anunciado pela marca, que há alguns dias informou estar notificando os proprietários dos modelos X5, fabricados entre março de 2010 e setembro de 2012. De acordo com a marca, foi constatado que a bomba de vácuo do freio pode derramar uma pequena quantidade de óleo lubrificante dentro da mangueira no componente, reduzindo o poder de travagem do freio de assistência elétrica. Se isso acontecer, o veículo pode demorar mais tempo do que o normal para parar e resultar em um acidente. Esse chamado envolve cerca de 30 mil veículos.

Os proprietários dos veículos afetados pelas falhas deverão se dirigir a uma concessionária da marca para a execução do reparo. Por enquanto, o recall só foi confirmado nos Estados Unidos. A assessoria de imprensa da BMW no Brasil ainda não tem informações se os chamados envolverão as unidades presentes no país.