O tempo estimado para recuperar o trecho da BR-280, entre Corupá e São Bento do Sul, é de 45 dias, segundo informaram técnicos da empresa Técnica Viária, de Curitiba, contratada pelo Departamento Nacional de Infraestrutrua de Transporte (Dnit) para fazer o trabalho.

A demora na recuperação deve-se à complexidade da obra. Como o solo da pista do quilômetro 92 cedeu por causa das chuvas, foi necessária a escavação e a retirada da terra molhada de todo o barranco que servia de base da rodovia.

Depois desse serviço, será feita a reconstrução da base, com aterro. O traçado da pista não será modificado. A rodovia será alargada para comportar uma terceira via, que irá facilitar a subida de veículos pesados que fazem o percurso entre Corupá e São Bento do Sul pela Serra do Mar.

O DNIT está elaborando um projeto de contenção para evitar novos deslizamentos. O tráfego para veículos está interrompido desde o dia 10 de fevereiro. Até a obra ser finalizada, as opções de trânsito são pela BR-470, com acesso pela BR-116, e pela Serra Dona Francisca (SC-301).