Os caminhões bitrens, rodotrens e com cargas excepcionais indivisíveis voltaram a trafegar sem restrições nesta quarta-feira, 22, no viaduto da BR–471 sobre a via férrea em Rio Pardo com o fim das obras de reforço na estrutura. O trânsito de veículos pesados estava proibido no local desde março do ano passado devido aos problemas estruturais na obra, no quilômetro 154 da rodovia.

O bloqueio em uma das pistas ainda seguirá em alguns momentos por aproximadamente 30 dias por medidas de segurança para a execução dos serviços de manutenção na parte inferior de construção. Mas no período da noite todos os obstáculos serão removidos para a livre passagem dos veículos pelo local. Com os reparos, além do reforço na estrutura, capacidade foi ampliada de 36 para 45 toneladas.

A recuperação do viaduto começou a sair do papel após a confecção do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado no dia 13 de novembro do ano passado pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), Santa Cruz Rodovias, Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e Ministério Público de Contas. O documento foi assinado após a abertura de inquérito civil pelo Ministério Público de Rio Pardo, no dia 6 de setembro, devido à demora para iniciar os reparos na estrutura. O acordo foi considerado inédito no Estado, principalmente diante do impasse entre o governo do Estado e as concessionárias de polos rodoviários, com o fim dos contratos no primeiro semestre deste ano.

A promotora Christine Mendes Ribeiro Grehs afirma que a Santa Cruz Rodovias cumpriu rigorosamente com o prazo previsto no TAC, de 120 dias para a conclusão da obra, com o término até antes, pois tinha até o dia 25 de maio para o encerramento. A concessionária desde terça-feira realiza a retirada das placas ao longo da rodovia com o alerta sobre a proibição do trânsito pesado na área do viaduto.