Durante o feriado prolongado de carnaval, 120 mil veículos devem passar pela pista norte do Pedágio Jaguariúna (SP-340 km 123). A operação especial será realizada entre zero hora de sexta-feira (4/3) e meia-noite de quarta-feira (9/3). Os horários de maior movimento devem ser entre 17 e 21 horas do dia 4 e das 9 às 13 horas do dia 5. No retorno, os horários de pico devem acontecer entre 17 e 21 horas do dia 8 e das 9 às 13 horas do dia 9.

De acordo com o gerente de operações da Renovias, engenheiro Rogério Bahú, o consumo de bebidas alcoólicas nesse período de festa popular é a principal preocupação. “Dirigir sob efeito de álcool pode provocar resultados trágicos. Para preservar vidas é fundamental ter prudência e responsabilidade no trânsito”, reforça.

Mesmo pequenas doses de bebida podem alterar os reflexos e influenciar no comportamento do motorista. Para ter uma ideia dos riscos, basta de 0,2 a 0,3 grama de bebida por litro de sangue – o que equivale a um copo de cerveja ou uma dose de bebida destilada – para que as funções mentais comecem a ficar comprometidas e a percepção da distância e da velocidade, a ser prejudicada. Bahú alerta que, no período de carnaval, a Polícia Militar Rodoviária (PMRv) intensificará a fiscalização nas rodovias, com o objetivo de coibir abusos dos motoristas.

A Renovias coloca o SAU à disposição 24 horas por dia, sete dias por semana, oferecendo recursos como guinchos, ambulâncias e caminhões de combate a incêndio. Para acionar um dos serviços, basta ligar para 0800 0559696 ou acionar um dos fones de emergência. Para consulta antecipada das condições de tráfego, o motorista pode acessar o site www.renovias.com.br.

A malha viária da Renovias liga Campinas, Circuito das Águas e sul de Minas: SP-340 (Campinas/Mococa), SP-342 (Mogi Guaçu/Águas da Prata), SP-344 (Aguaí/Vargem Grande do Sul), SP-350 (Casa Branca/São José do Rio Pardo) e SP-215 (Vargem Grande do Sul/Casa Branca), com extensão de 345,6 km.