Ontem o Resgate da AutoBAn finalizou a série de cursos de atualização de técnicas de desencarceramento para salvamento de vítimas presas em ferragens de veículos. A ação que faz parte do programa contínuo de treinamento das equipes da concessionária envolveu um total de 102 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e socorristas.

Os exercícios realizados durante esta semana incluíram o manuseio de ferramentas e equipamentos de última geração para cortar ferragens e vidros, além das diversas técnicas utilizadas em salvamento a vítimas de acidentes com o objetivo de aprimorar continuamente a qualidade do atendimento pré-hospitalar prestado aos usuários do Sistema Anhanguera-Bandeirantes.

Referência em APH

Os socorristas da AutoBAn são considerados uma das melhores equipes de APH (Atendimento Pré-Hospitalar) do Brasil. A concessionária foi a primeira do País a ter suas equipes de resgate certificadas pela NAEMT – National Association of Emergency Medical Technicians, instituição americana que é referência mundial no protocolo de atendimento pré-hospitalar. Estudos internacionais mostraram que equipes treinadas e capacitadas no protocolo PHTLS (da NAEMT) conseguiram reduzir em 33%, em média, o índice de mortalidade em vítimas de acidentes. A AutoBAn, em quase 10 anos, já superou esse número: reduziu em 64% a média mensal.

Por ser Referência no assunto salvamento e padrão de excelência em atendimento pré-hospitalar (APH), o Resgate da AutoBAn foi escolhido, em 2007, para integrar a equipe de instrutores que preparou um grupo de 100 pessoas para dar assistência às vítimas de emergências cardíacas durante a visita do Papa. Em 2009, foi convidada a aplicar o treinamento de “Suporte Médico de Emergências em Operações Táticas” aos militares brasileiros que compõem a Tropa de Missão de Paz no Haiti.