A retirada dos canteiros centrais da Rodovia Régis Bittencourt, na região central de Taboão da Serra, para a implantação de novas colunas de concreto com altura de 80 centímetros seguida de gradil para impedir cruzamentos de pedestres a pé anda dando o que falar na cidade. A obra é da Concessionária Autopista Régis Bittencourt, que alega estar atendo uma reinvidicação da prefeitura da cidade visando garantir mais segurança. A retirada dos canteiros já ocorreu e a previsão da OHL é concluir a substituição dentro de 30 dias. Devido ao intenso tráfego de veículos na região, as intervenções são realizadas no período noturno.

Por meio de nota a assessoria de imprensa da Autopista Régis Bittencourt informou que, a pedido da Prefeitura Municipal de Taboão da Serra, está realizando obras de substituição do canteiro central entre o km 269,2 e o km 269,95. “No local, a concessionária está implantando barreiras rígidas de concreto de cerca de 80 cm de altura para inibir a travessia insegura de pedestres pela pista e incentivar o uso das faixas de pedestres existentes no local”, afirma a nota.

A autopista garante que as faixas de pedestres, assim como os semáforos e cruzamentos, serão mantidos e a população também pode utilizar para travessia a passarela existente no km 269,81.

O assunto repercutiu na Câmara Municipal de Taboão da Serra, onde os vereadores se mostraram preocupados com a mudança. O vereador José Aprígio da Silva defendeu que é preciso acompanhar de perto a realização da obra a fim de garantir que a mesma não agrave ainda mais os problemas no trânsito da cidade. Aprígio argumentou que a melhor alternativa para Taboão seria a municipalização da BR, uma vez que dessa forma a prefeitura teria direito de fazer intervenções na rodovia.

“Temos de buscar informações para saber o que a empresa está pretendendo fazer na cidade”, opinou.

Logo em seguida o vereador Paulo Félix chegou a propor a mobilização da sociedade civil e o fechamento da BR em protesto contra as mudanças. Sem informação correta os vereadores chegaram a pensar que os semáforos da região central seriam retirados para dar lugar ao muro de concreto que a OHL pretende criar no local.

“Se for preciso eu proponho desobediência civil e uma ampla mobilização popular para fechar a BR e chamar a atenção das autoridades”, observou.

Desde que a OHL assumiu a responsabilidade pela administração da Régis Bittencourt a prefeitura de Taboão da Serra está proibida de fazer intervenções na rodovia. Desde então a Secretaria de Mobilidade Urbana e Transportes solicitou à concessionária a adoção de medidas visando garantir mais segurança no local o resultado dessa solicitação será a implantação das colunas, chamadas de New Jersey, que segundo o Secretário Claudiney Pereira atendem aos requisitos de segurança requisitados pela prefeitura e impedem que um veículo seja arremessado para o lado oposto da pista em caso de acidentes.

O secretário explica que os canteiros de pedras, mesmo sendo mais bonitos, trazem risco para os motoristas no caso de acidentes e não impediam os pedestres de cruzar a rodovia longe da segurança dos semáforos.