Retirado na tarde de ontem fêmur de aproximadamente 1,40m pertencente a um exemplar do titanossauro Uberabatitan ribeiroi, o maior dinossauro brasileiro já encontrado. O trabalho dos paleontólogos na BR-050 contou com guincho de grande alcance, que contribuiu para a preservação do fóssil em sua integridade.

Com a ajuda do equipamento, a ideia inicial do diretor do Centro de Pesquisas Paleontológicas, Luís Carlos Borges Ribeiro, pôde ser concretizada. O osso fossilizado foi mantido em rocha para levar ao conhecimento dos turistas que passarem pelo Museu dos Dinossauros, em Peirópolis, o modo como o fóssil é encontrado durante os trabalhos de escavações. “O esforço conjunto entre a Polícia Rodoviária Federal e a equipe da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) consagrou a operação e logo o fóssil estará em exposição no Museu dos Dinossauros, ao lado da réplica, para entender o significado da descoberta e a importância de Uberaba nesse cenário da Paleontologia e da divulgação científica nacional”, comenta Ribeiro.

Outros 200 fósseis já haviam sido encontrados em 2004, 2005 e 2006 no mesmo local. Após terem sido interrompidas devido ao período chuvoso, as escavações no local foram retomadas em maio. As primeiras descobertas foram registradas no início da duplicação da rodovia. O titanossauro viveu há cerca de 100 milhões de anos, com peso estimado em nove toneladas e medindo em torno de 12 metros de comprimento e seis de altura.