As obras de duplicação da BR-050 entre Uberlândia e a divisa com Goiás seguem em ritmo lento. Com problemas ligados à revisão do projeto em fase de obras, procedimento que deve ser feito no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), as empreiteiras responsáveis pelos três lotes de intervenções na rodovia trabalham com 20% da capacidade normal. A estimativa é que o problema seja resolvido em 15 dias; caso não aconteça, as obras podem parar.

O problema afeta, sobretudo, o lote 1, entre o km 0 (divisa) e o km 35 (entrada Araguari). Nesse trecho, os primeiros 11 quilômetros estão duplicados e receberam a primeira camada de massa asfáltica, mas seguem sem tráfego de veículos. Nos outros 24 quilômetros, cerca de 80% já está duplicado, mas aguardam a revisão do Dnit para o asfaltamento. Em 16 quilômetros do trecho será usado pavimento rígido, um tipo de asfalto de concreto – material que a empreiteira tem tido dificuldades para encontrá-lo; daí a urgência pela revisão do Dnit.

Na semana passada, a empresa ameaçou interromper as obras. Mas, conforme Elias João Barbosa, supervisor do Dnit na região, os trabalhadores foram mantidos no local com a promessa de que o procedimento seja feito ainda na primeira quinzena deste mês. “É uma questão burocrática e depende da diretoria do Dnit em Brasília. A posição é de que o problema se resolva em 15 dias”, afirmou.

Apesar do Dnit em Uberlândia negar que a entrega da obra ultrapasse o prazo previsto, que é para agosto de 2012, a reportagem do CORREIO de Uberlândia percorreu o trecho na tarde de ontem e constatou que menos da metade da duplicação foi concluída em 19 meses de serviço. Faltando dez meses para o encerramento do contrato, 31 dos 69 quilômetros de rodovia em obras estão duplicados, mas só 18 quilômetros estão liberados para o tráfego de veículos.
Números da BR-050

R$ 333 milhões – Este é o valor da obra de duplicação da BR-050 entre Uberlândia e a divisa com Goiás, que foi dividida em três lotes

17 – É a quantidade de obras de arte que serão construídas no trecho entre Uberlândia e Araguari

69 km – Este é o tamanho do trecho a ser duplicado
Trecho

Lote 1

Divisa com o estado de Goiás a Araguari – km 0 ao km 35

Nesse lote, 11 quilômetros de pistas de duplicação já foram asfaltados. Ainda assim, nenhuma delas está sinalizada e liberada para o tráfego de veículos. Parte do trecho está sendo terraplanado, e um viaduto está em fase final de construção no km 22. Em quase 5 quilômetros (km 25–km 30), nenhuma obra foi realizada.

Com problemas ligados à revisão, no Dnit, do projeto em fase de obras, a empresa responsável ameaçou parar os trabalhos na semana passa; mas, com a promessa de que o problema deve se resolver em 15 dias, permanece no local. O ritmo de trabalho está a 20% do normal.

Lote 2

Perímetro urbano de Araguari até a Arpasa – km 35 ao km 47

O trecho está situado no perímetro urbano de Araguari e compreende a construção de oito viadutos. Todos já receberam o vão central e estão em fase de conclusão. Nesse lote, os carros não se cruzam, pois o trânsito está desviado para as marginais da rodovia. O ritmo de trabalho está a 20% do normal.

lote 3

Arpasa a Uberlândia – km 47 ao km 69

Este é o lote mais adiantado da obra, com quase 18 quilômetros de pista dupla em funcionamento. Outras partes já estão asfaltadas e aguardam sinalização, mas o trabalho de implosão de rochas e terraplenagem ainda toma conta de grande parte do trecho. O ritmo de trabalho esta a 20% do normal.