O Governo de São Paulo entregou nesta sexta-feira (24) as pistas duplicadas da Nova Tamoios Planalto. Os 16 mil usuários diários da rodovia receberão uma estrada moderna, segura e com maior fluidez de tráfego. As obras de duplicação, entre o km 11,5 e o km 60,5, iniciadas em maio de 2012, aumentaram a capacidade de tráfego da via em 98%. Foram investidos R$ 1,1 bilhão.

A Nova Tamoios Planalto possui barreiras de concreto dividindo as duas pistas, telas anti-ofuscantes, acostamentos com 3 metros de largura, retornos e passagens em desnível. O traçado foi aperfeiçoado, com retificação de curvas acentuadas e de rampas íngremes. Todas essas inovações garantem maior segurança para motoristas e moradores dos municípios da região, reduzindo o risco de acidentes, principalmente as colisões frontais. A capacidade viária do Planalto passou de 1.820 para 3.600 veículos por hora.

Foram eliminados todos os cruzamentos em nível na pista. Os retornos e acessos aos municípios são feitos por passagens subterrâneas ou viadutos implantados a cada três quilômetros, aproximadamente. Ao todo foram construídos 23 dispositivos com esta finalidade, além de sete pontes paralelas às existentes nos ribeirões Pantanhão e Canoas, no reservatório de Paraibuna e nos rios Paraibuna e Fartura.

O resultado é uma diminuição de 7:30 minutos no tempo médio das viagens ao longo dos 49 quilômetros que compõem o trecho Planalto. Isso representa uma economia anual de 700 mil horas já em 2014.

Desafios da Nova Tamoios Planalto
O grande desafio enfrentado pela DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A, responsável pelo gerenciamento da obra, foi trabalhar com a rodovia em funcionamento. Foi necessária a elaboração de uma operação especial de tráfego para que as intervenções convivessem com a movimentação de veículos. Operações Pare-Siga para manobra de equipamentos pesados, remoção de terra e interrupções totais de tráfego para a detonação de rochas foram necessárias ao longo do período de obras.

Ao todo, foram movimentados 7 milhões de metros cúbicos de terra e 800 mil metros cúbicos de rocha foram retirados para a implantação das novas faixas. Dois trechos, o da Rosa Mística, entre o km 18 e o km 20, e o da Serrinha, entre o km 26 e o km 28, passaram por obras complexas como a retificação do traçado, em que as pistas antigas foram substituídas por novas, eliminando curvas acentuadas e rampas íngremes. No caso da Serrinha, a pista antiga foi rebaixada em oito metros para compatibilizar o traçado com as novas faixas.

A obra em seu momento de pico funcionou 24 horas e chegou a contar com a participação de 4,8 mil funcionários.

Redução de Acidentes
Durante o período das festas de final de ano os usuários da rodovia puderam usufruir da Nova Tamoios Planalto com as pistas duplas liberadas. O período foi muito importante para comprovar a segurança e fluidez da via. Entre o Natal e o Ano Novo houve redução de 52% no número de acidentes e 9% no número de acidentes com vítimas apenas no trecho de Planalto.
Além disso, o tráfego entre São José dos Campos e Caraguatatuba fluiu sem pontos de parada e com um tempo médio de viagem de 1h30, mesmo com o intenso carregamento da via.