A conclusão da MT-040, rodovia alternativa entre Rondonópolis e Cuiabá, passando pelo Pantanal, pode estar perto de se tornar realidade. A bancada de Rondonópolis na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) conseguiu incluir o asfaltamento dos 70 quilômetros restantes da MT-040 no programa MT Integrado, que prevê a interligação asfáltica de todos os municípios mato-grossense à capital. Com isso estariam sendo viabilizados os recursos necessários para a conclusão da MT-040.

Vale ressaltar que a conclusão asfáltica dos cerca de 70 quilômetros restantes da MT-040 já foi licitada, mas aguardava viabilização de recursos para a emissão da ordem de serviço para o começo das obras. Para a destinação de recursos ao programa MT Integrado, o Governo do Estado vem fechando a contratação de R$ 1,5 bilhão em empréstimo do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O empréstimo já teve o aval do BNDES e a autorização da Assembléia Legislativa.

Até então, a falta de recursos esbarrava o início das obras nos 70 quilômetros restantes. Segundo o deputado estadual J. Barreto, a estimativa é de que em 30 dias haja a liberação dos recursos em questão ao programa MT Integrado. Como a obra de conclusão da MT-040 já está licitada, a expectativa agora será pela emissão da ordem de serviço para o começo das obras de asfaltamento dos quilômetros restantes.

O empréstimo pleiteado ao BNDES deve ser feito através de repasse ao Banco do Brasil, que, por sua vez, fará a remessa ao Governo do Estado.

A MT-040 é uma estrada alternativa à BR-364 que vem sendo encampada pelo Comitê Pró-Rodovias. Chamada de “via verde”, ajudará a desafogar o tráfego pesado na BR-364 e contribuirá nas obras de duplicação desta rodovia federal.