O mito das autoestradas da Alemanha sem pagar pedágio já tem data marcada para terminar: 2019. Depois de quatro anos de intenso debate a medida foi aprovada pela Bundresrat (Parlamento), onde estão representados os 16 estados alemãos. Nem mesmo os protestos dos países fronteiriços que alegam contrariar os princípios da União Européia foram suficientes para vetar a medida.

A medida deve se tornar lei assim que for assinada pelo presidente Frank-Walter Steinmeier.  Os motoristas alemães deverão pagar um pedágio anual médio de 67 euros, valor que pode chegar no máximo a 130 euros, dependendo do tamanho do motor e do nível de emissões, e o valor pago será deduzido do imposto automotivo. Já os estrangeiros poderão pagar o pedágio anual, mas também têm a opção de pagar um para dez dias, entre 2,50 e 25 euros, dependendo do carro, ou de dois meses, que custa entre 7 e 50 euros. Motoristas de veículos à gasolina pagarão menos que os de carros a diesel, assim como os de carros com o selo “Euro 6”, que poluem menos.

Países como Bélgica, Áustria e Holanda consideram que o Governo alemão aprovou uma taxa para estraneiros, o que na visão dos representantes desses paíse seria discriminatório, além de contrariar a legislação da União Européia. A expectativa do Governo da Alemanha é arrecadar cerca de  500 milhões de euros por ano com a medida.