O roubo de cargas em rodovias que ligam Campinas (SP) a Hortolândia (SP) e Sumaré (SP) cresceu 10% em 2012, em relação ao ano anterior, segundo levantamento da Secretaria da Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP). Nos três municípios houve 399 crimes, sendo que a maior parcela envolve motoristas que passaram pelo sistema Anhanguera-Bandeirantes.

O governo estadual indica que 66% das ocorrências foram registradas em distritos policiais de Campinas. Com 266 casos, a cidade apresentou elevação de 22% no comparativo. Em Hortolândia houve aumento de 18,8%, enquanto Sumaré obteve queda de 47,5%, de acordo com a secretaria.

O motorista João Tinarelli conta que está na profissão há 20 anos e já foi vítima de assalto e sequestro. “Eles sumiram com o meu caminhão durante um dia inteiro para retirar a carga. É preciso ter cabeça boa para não ficar com trauma e levar aquilo como experiência”, lembra.
Perfil das rodovias

O sistema Anhanguera-Bandeirantes lidera o ranking de rodovias mais perigosas na região, de acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Carga do Estado de São Paulo (Setcesp). As estradas concentram 35% dos crimes, sendo 28% deles atrelados aos motoristas que passaram pela Anhanguera. Já o Corredor Dom Pedro somou 3% do total de casos em 2012.

A entidade reitera que os condutores devem redobrar a atenção no período da manhã, uma vez que 34% dos crimes foram praticados entre 8h e 12h no ano passado. Além disso, o período de maior insegurança ocorre entre terça e quinta-feira, quando foram somados 60% dos registros.

O Setcesp aponta que as cargas mais visadas pelos ladrões foram as de alimentos – alvo em 37% dos crimes – seguida pela de eletrônicos, com 28%. O assessor de segurança do sindicato, Paulo Roberto Souza, ressalta que os consumidores são penalizados pelo aumento do índice de violência.

“É muito ruim para a atividade econômica, porque encarece o custo de seguro. Na medida em que um produto é muito visado, a seguradora aumenta o preço. Quem paga todo o aumento do roubo de carga é a sociedade”, explicou.

Procurada pela EPTV, a assessoria da Polícia Rodoviária não informou o que pode ser feito para coibir o aumento do roubo de cargas nas rodovias.

A assessoria da AutoBan, concessionária que administra o sistema Anhanguera-Bandeirantes, não foi encontrada para comentar o assunto até a publicação da reportagem.



A Rota das Bandeiras, responsável pelo corredor Dom Pedro, informou que está investindo em sistemas de segurança que facilitam a identificação de criminosos.