As rodovias pedagiadas do Rio Grande do Sul vão retornar à União após o encerramento dos contratos de pedágio, a partir de 2013. O acordo foi estabelecido ontem, em Brasília, entre o secretário estadual de Infraestrutura e Logística (Seinfra) do Rio Grande do Sul, Beto Albuquerque, o chefe da Casa Civil do Estado, Carlos Pestana, e o ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

No encontro, os secretários definiram que a retomada das rodovias federais pedagiadas ficarão sob responsabilidade de manutenção do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit).

Beto Albuquerque ressaltou que a exigência do Estado é de que as rodovias federais, hoje administradas pela iniciativa privada, não sejam precarizadas após o retorno à administração federal sem a cobrança de pedágios. “Nós pactuamos juntos de encerrar os contratos de pedágios ao fim de cada um deles”, disse. O titular da Seinfra destacou que, a partir desse momento, as rodovias federais retornam normalmente ao governo federal. “E o ministro já determinou ao Dnit as providências para que, tão logo se encerrem os contratos dos pedágios nessas rodovias, já se tenha um programa de manutenção federal, a exemplo do que o Rio Grande do Sul prevê com a implantação da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) para manutenção das rodovias”.

O secretário reforçou que, a partir do ano que vem, Estado e União reassumem as suas responsabilidades na malha viária gaúcha. “Os contratos têm data para acabar e nós faremos essa desmobilização conjuntamente entre governo estadual e federal. O pedágio comunitário que a EGR administrará na parte estadual terá uma tarifa muito menor do que essa praticada hoje. Esse é um compromisso do governador Tarso Genro (PT) de reduzir tarifas, ampliar o volume de obras, e eliminar a praça de Caxias-Farroupilha”, garantiu.

O atual modelo de pedágios, segundo Beto, só gerou insatisfação com preços altos e não apresentou obras. “No Rio Grande do Sul, há 14 anos pagamos tarifas de autoestrada para andar em estradas de pista simples”, afirmou.