O Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) disponibilizou o edital para as empresas que pretendem concorrer para realizar a obra. No dia 21 de dezembro, será feita a primeira sessão da licitação. Leva em torno de 60 dias para o vencedor, aquele que apresentar o menor preço, ser divulgado. Depois disso, a empresa tem 30 dias para iniciar as obras, ou seja, ainda no primeiro trimestre de 2011. A previsão inicial era de que as obras levassem cerca de quatro anos para serem finalizadas. Porém, no edital, o Dnit definiu um prazo de 1080 dias, cerca de três anos.

Como já era previsto, a obra que vai duplicar e dar mais segurança para a BR-280, entre São Francisco do Sul e Jaraguá do Sul, foi dividida em três lotes. O valor total da duplicação entre as cidades é de aproximadamente R$ 941 milhões. O primeiro lote começa em São Francisco e termina na chegada da BR-101, e vai custar R$ 319.690.509,98. O segundo inicia no trevo da BR-101 até a SC-108 (antiga Rodovia do Arroz) e serão investidos R$ 133.606.841,59. O terceiro e último será o mais caro R$ 488.341.869,56, que é o trecho de Guaramirim até Jaraguá do Sul, no bairro Nereu Ramos.

A principal obra definida pelo edital é a do terceiro lote, onde será feito o contorno rodoviário, que vai desviar o tráfego de veículos pesados do perímetro urbano de Jaraguá do Sul e Guaramirim. Além disso, serão construídos 14 viadutos, seis passagens para animais, duas pontes e um túnel de mil metros. A ponte do Canal do Linguado não está inclusa no orçamento, já que ainda é preciso uma autorização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para as obras.