O governo paulista lançou o INFOSIGA SP – Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo. O relatório será publicado mensalmente e trará dados sobre acidentes e óbitos em consequência de ocorrências no trânsito em todo o estado.

O Governo publicará todo dia 19 de cada mês, o relatório referente aos acidentes e óbitos do mês anterior. Essas informações estarão disponíveis na internet, no endereço:
www.segurancanotransito.sp.gov.br,com informações de todos os 645 municípios do estado de São Paulo.

O relatório apresenta faixa etária, gênero da vítima, perfil do acidente e tipo do veículo. O INFOSIGA SP surge como uma importante ferramenta para mapear os acidentes e óbitos no trânsito e fornecer subsídios para que o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito possa elaborar e desenvolver políticas públicas e ações para reduzir pela metade as vítimas fatais nos acidentes de trânsito, no estado, até 2020.

Há anos o Governo paulista omite as informações dos acidentes, mortos e feridos. A expectativa é de que agora os dados possam ficar disponíveies para toda a sociedade. Apesar da campanha da ONU ter iniciado em 2011, somente agora, 5 anos depois, ou seja na metade da Década que o Governo torna transparentes as informações. Os únicos dados que tem sido divulgados são os balanços de feriados nas estradas, cuja metodologia é questionável. O que interessa é realmente saber se diminuiram os acidentes, mortos e feridos no total e não proporcionalmente como as autoridades paulistas tem divulgado. Essa é a metodologia que a ONU utiliza para realmente considerar a redução de vítimas e não cálculos questionáveis sobre aumento do movimento, frota e população.