A rodovia estadual mais perigosa do Estado é a SC-401 – que liga o Centro ao Norte da Ilha de Santa Catarina, segundo estudo divulgado pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv) na semana passada, pelo menos 50% dos locais mais críticos da SC-401 contemplam seis quilômetros onde a pista ainda é simples. O km 3,8, na entrada do bairro Vargem Pequena, é considerado o trecho mais perigoso de toda a rodovia

Para o chefe de Operações do Batalhão da PMRv, major Marcelo Pontes, como a estrada é de mão dupla, o risco de acidente é muito maior, já que há mais ultrapassagens forçadas. Ano passado, dos 12 quilômetros mais severos, seis estavam na via dupla da pista. Pelo menos 38 acidentes foram registrados nesse percurso. A SC-401 ficou em primeiro lugar nos anos de 2004, com 17 mortes; 2005, com 18 mortes; e 2010, com 15 mortes.

Segundo a estatística da PMRv, os acidentes que têm maior frequência são as batidas de frente e traseiras. Foram 331 colisões registradas ano passado. As batidas de lado, conhecidas como abalroamento, também tiveram um número alto: 310.

Atrás da SC-401, as rodovias SC-438, em Lages/Tubarão; SC-411, em Gaspar/Tijucas; e SC-474, em Blumenau, ocupam o segundo, terceiro e quarto lugar no ranking das mais perigosas. As três estradas somam 1.334 feridos e 71 mortes somente em 2010. A SC-413, de Joinville a Navegantes, fica com a sexta colocação.

Na rodovia SC-438, os quilômetros mais perigosos são os 205, em frente à Igreja Assembleia de Deus, em Gravatal; o km 212, no fim da BR-101, em Tubarão; e o km 186, em uma ponte antes do posto de combustível BR, em Braço do Norte. Na SC-411, os pontos mais críticos estão nos kms 61,3 – Pontão dos Calçados, em São João Batista; no km 66, no campo de futebol Maceleza, em Canelinha; e no km 60,3, também em São João Batista.

Segundo o levantamento, boa parte das rodovias que fazem parte da lista das mais perigosas estiveram no ranking durante os sete anos da pesquisa.

Com o levantamento pronto, o próximo passo da Polícia Militar Rodoviária é detalhar todos os trechos críticos de cada rodovia. Segundo major Pontes, os comandantes de cada SC farão um relatório específico com os motivos dos acidentes registrados, os dias em que mais ocorrem, o horário e o que pode contribuir para melhorar os quilômetros problemáticos.