Com diversas atividades, começou nesta segunda-feira, 24 de outubro, no Ginásio Pedrão a Semana Municipal de Educação para o Trânsito, realizada pela Secretaria de Segurança Pública. O evento que acontecerá até o dia 29 de outubro tem vasta programação voltada para a conscientização das boas práticas no trânsito.

O primeiro dia do evento contou com a abertura, simulação de acidentes de trânsito, carreata pela conscientização, palestras, e apresentação de batedores. Alunos de diversas escolas estiveram prestigiando a abertura.

Na ocasião também foram entregues os prêmios do Concurso de Poesia da Semana de Trânsito, que aconteceu na última semana.

O Secretário de Segurança Pública, Marco Antônio da Luz, falou sobre a expectativa para o evento: “Com uma programação bastante variada até sábado, a gente espera alcançar o maior número de pessoas possível para que possamos evitar que mais acidentes aconteçam em nossas vias”.

O Coordenador Médico da CRT – Concessionária Rio Teresópolis – Ricardo Kamel afirma que com os eventos de conscientização, os acidentes tem diminuído em rodovias federais. “Os números vem diminuindo um pouco em função da Lei Seca, as pessoas estão começando a se conscientizar de que álcool e direção não combinam”, afirma.

Para ele a conscientização é fundamental: “Acho que o único jeito de diminuir a violência é através deste tipo de conscientização se repetirmos a mesma idéia para os adolescentes, com certeza os índices vão diminuir”.

Vítima de um grave acidente de trânsito, o Guarda Municipal Rogério Moreira Brasil, perdeu uma das pernas e agora espera que a sociedade possa entender todos os riscos que envolvem a imprudência e a direção. “Foi uma fatalidade, eu estava trafegando pela BR 116 de moto e uma Ford Rural atravessou na minha frente e eu não vi mais nada. Tive muitos prejuízos físicos, uma das pernas não teve como salvar, a outra tive uma perda óssea de aproximadamente 10 centímetros, e graças à medicina pude manter a minha outra perna. Tive ainda uma fratura exposta no braço direito, e Graças à Deus estou me recuperando”, contou.

Rogério que exerce a função em Teresópolis acredita que a educação é fundamental para evitarmos problemas no futuro, e também no presente: “Devemos conscientizar os jovens, para que tenhamos um futuro melhor, sem nos esquecer de que a vida está correndo, e que devemos preservar também o presente”.

O Major Marco Andrade, da Operação Lei Seca, falou sobre a importância deste tipo de conscientização. “Eu gostaria, em primeiro lugar, de parabenizar a cidade de Teresópolis por essa iniciativa, já que discutir trânsito junto a comunidade é fundamental. Não existe outra maneira de mudarmos a realidade se não discutirmos o problema do trânsito que é de todos nós. A operação Lei Seca tem conseguido resultados expressivos junto à sociedade fluminense”, disse.

Ele afirma ainda, que além de coibir atitudes que possam provocar acidentes, a Lei Seca também tem um forte trabalho de prevenção: “A Lei Seca não trata somente de blitz, existem ações de prevenção intensas em escolas, universidades e bares. A partir de campanhas educativas a idéia é trazer a mensagem para a sociedade para que as pessoas entendam o problema e nos ajudem a continuar salvando vidas”.