A Secretaria de Infraestrutura e Logística realiza, nos dias 2 e 3 de fevereiro, o Seminário de Diagnóstico Institucional, que discutirá ações para desenvolver o sistema viário paranaense nos modais rodoviário, marítimo, ferroviário, hidroviário e aéreo. O evento terá a participação dos dirigentes das secretarias de Transportes e Obras, órgãos que deram origem à nova pasta, da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA), da Ferroeste S.A. e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER).

“É o momento de assumir uma nova identidade com valores calcados na ética, na busca de resultados, na motivação e no trabalho de equipe”, destaca o diretor-geral da Infraestrutura e Logística Aldair Wanderley Petry. Segundo ele, o encontro visa a integração entre as unidades e a modernização da gestão pública através da agilidade, inovação e criatividade.

O Diagnóstico Institucional foi elaborado com a finalidade de identificar as características estruturais dos órgãos e seu funcionamento. O trabalho, coordenado pelo gabinete do secretário José Richa Filho, compreende o sumário executivo, visão sistêmica do órgão, aspectos estratégicos, aspectos econômico-financeiros, administrativos e operacionais, situações críticas, projetos, propostas e prioridades. “A importância do Porto de Paranaguá e dos rios navegáveis para a economia, o trabalho da ferrovia estadual em favor dos produtores, a necessária facilitação da circulação de pessoas e mercadorias pelas rodovias e a agilidade que os aeroportos trazem para a logística estadual serão potencializados com o Plano de Governo da secretaria de Infraestrutura e Logística na gestão 2011-2014”, ressalta Petry.

AÇÕES – O Diagnóstico Institucional da Secretaria de Infraestrutura e Logística dará suporte ao processo de consolidação das informações internas e auxiliará na definição de rumos da administração. Entre os pontos estratégicos que os técnicos detalharão nos dias 2 e 3 de fevereiro, no auditório do DER, estão as ações fundamentais para o desenvolvimento econômico como a implantação de sistemas de transporte de alta eficiência, incluindo dutos. A ampliação da capacidade de exportação, o aumento do fluxo de cargas aéreas e as facilidades viárias necessárias para aumentar a competitividade das empresas paranaenses também serão temas abordados.

O evento discutirá ainda as instalações para o aumento do fluxo de turistas, incluindo demandas para a Copa do Mundo de 2014 e das viagens de negócios, e a eliminação de gargalos logísticos. Com o Diagnóstico Institucional a secretaria estabelecerá o contrato de gestão com os dirigentes, baseado na cobrança de resultados.