O 1º Seminário Internacional de Pesagem em Movimento acontece em Florianópolis entre 3 e 7 de abril. Durante o evento, as perspectivas para a pesagem de veículos de carga em movimento serão avaliadas. Novas tecnologias, equipamentos e acessórios estarão em exposição. Além disso, haverá discussões sobre a relação entre o excesso de peso e os estragos no pavimento e sobre a legislação do Brasil para o setor.

Coordenado pela Universidade Federal de Santa Catarina e pela Associação Catarinense de Engenheiros, junto com a International Society of Weigh in Motion (Associação Internacional de Pesagem em Movimento), o seminário tem apoio do DNIT. Entre os palestrantes estão profissionais e pesquisadores de países como França, Austrália, Eslovênia, Irlanda, Estados Unidos, Holanda, Suíça e Brasil.

Na visita técnica que será feita durante a programação, os participantes irão conhecer o Posto de Pesagem Veicular de Araranguá/SC, onde o DNIT mantém uma pista experimental de múltiplos sensores na BR-101/Sul. São 600 metros de pista construída na altura do km 418, onde há três grupos de 16 sensores com diferentes tecnologias. Para cada veículo, são fornecidos os seguintes dados: de velocidade, peso por eixo, peso bruto, classificação (número de eixos, distância entre eixos), data/hora do evento, força em Newton por roda, deformação do pavimento e temperatura. Essa coleta de informações é realizada com o veículo trafegando na velocidade normal da via. Por causa disso, um posto de pesagem em movimento é mais econômico do que um fixo convencional: um estudo americano estima que o valor de manutenção é quarenta vezes menor.

O prazo para quem vai participar do evento como ouvinte é maior: quem não vai apresentar trabalhos tem até o dia 31 de março para se inscrever pelo site: http://www.wimbrasil.com.br .